Com o Innovation Challenge, cinco empresas lançam igual número de problemas no segmentos de retalho, media, saúde, turismo e de produtos de grande consumo, à procura de soluções.
A Microsoft está a promover um concurso para a startups, o Innovation Challenge, com o qual desafia potenciais candidatas a apresentarem soluções para problemas apresentados por cinco parceiros: Farfetch, Impresa, José de Mello Saúde, grupo Pestana, e Sumol+Compal. A vencedora poderá receber até 120 mil euros de créditos em serviços Cloud Microsoft Azure e um espaço de exposição na área da Microsoft na Websummit.
Será chamada também a desenvolver uma prova de conceito com a empresa correspondente ao desafio a que se propôs resolver. Os desafios deverão enquadrar-se nos segmentos de retalho de luxo, media, turismo,saúde e produtos de grande consumo. São elegíveis para participar, tanto startups portuguesas com sede em território nacional como fora do país, mas também grupos de empreendedores decidam juntar-se para responder aos seguintes desafios:
‒ No retalho de luxo, proposto pela Farfetch: como podemos transformar a forma como as pessoas compram dentro da loja e online utilizando tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual?
‒ Nos media, avançado pela Impresa: como poderão os media utilizar a inteligência artificial e aprendizagem de máquina ao serviço da produção de conteúdos?
‒ Na Saúde, sugerido pela José de Mello Saúde: como podemos passar de um sistema assente na cura para outro baseado na prevenção, utilizando mais de 70 anos de informação clínica?
‒ No sector do turismo, proposto pelo grupo Pestana: como utilizar a inteligência artificial para combater a complexidade, melhorando a experiência dos clientes, através do design e a implementação de serviços personalizados relevantes, desde a pré-reserva à pós-estadia?
‒ No segmento de produtos de grande consumo, sugerido pela Sumol+Compal: como podem tecnologias como big data, aprendizagem automática ajudar a melhorar as operações no comércio, distribuição e retalho para que possamos melhor servir os nossos clientes?
Para participar, as equipas têm de submeter as suas candidaturas no site da iniciativa (www.msinnovationchallenge.io) até 30 de Julho. Um júri composto pela Microsoft e seus parceiros escolherá dois semifinalistas por indústria.
Das duas semi-finalistas de cada desafio será escolhida uma por indústria para participar num hackaton a decorrer entre 11 e 15 de Setembro nos escritórios da Microsoft, em Lisboa, onde, em conjunto com equipas destas cinco empresas e da Microsoft, os participantes poderão afinar as suas soluções e chegar a um projecto final. Estas cinco equipas ou startups farão depois o pitch das suas soluções perante um júri de especialistas, no dia 11 de outubro, para que seja seleccionada a vencedora.