Siemens e Landis+Gyr em novo negócio com a EDP

O projecto envolve a instalação de 800 mil contadores digitais e enquadra-se na iniciativa InovGrid.

A Siemens Portugal e a Landis+Gyr juntaram-se em parceria para fornecer à EDP Distribuição, um sistema de gestão, e 800 mil contadores inteligentes a serem instalados, durante 2017 e 2018, nas residências dos consumidores finais portugueses.

Enquanto a Landis+Gyr vai disponibilizar os dispositivos Prime, a Siemens fornece o software Energy IP. Será através deste que será feita a gestão da recolha, processamento e análise dos dados fornecidos pelos contadores.

Importa extrair a informação relevante que a EDP poderá utilizar para prever consumos, definir novas estratégias de negócio e modelos de facturação ou disponibilizar novos serviços aos seus clientes, entre outros, explica um comunicado.

“O projecto representa mais um passo no caminho da digitalização da rede, assegurando a alimentação do sistema Energy IP com dados de consumo fiáveis e quase em tempo real”, Fernando Silva (Siemens)

Para interligação dos contadores e comunicação com o sistema de gestão, acrescenta a nota, a EDP optou por utilizar comunicações por PLC (Power Line Communication), OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) e PRIME (PoweRline Intelligent Metering Evolution).

“Este projecto representa mais um passo no caminho da digitalização da rede, assegurando a alimentação do sistema Energy IP com dados de consumo fiáveis e quase em tempo real, o que permite estabelecer mecanismos de otimização da gestão da rede, bem como garantir um maior valor no serviço prestado aos consumidores finais”,
acrescenta Fernando Silva, director da divisão Energy Management da Siemens em Portugal.

A implantação faz parte da iniciativa InovGrid da EDP Distribuição, que visa dotar a rede eléctrica de equipamentos digitais capazes de automatizar a gestão da infra-estrutura de energia.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado