Com a aquisição da Boston Robotics, a empresa japonesa visa juntar várias tecnologias para a aplicação de robôs.
A última compra da SoftBank na área da robótica, a Boston Robotics poderá permitir a abertura de um novo mercado para o sector dos serviços e ajuda doméstica. O serviço ao cliente com o robô complementar, Pepper, está um pouco limitado pelo facto de o equipamento não fazer muito mais do que agitar os braços e conversar.
Porém, a empresa pode usar as capacidades de recolha e carregamento de objectos do Big Dog e do Spot, os robôs de quatro pernas desenvolvidos pela Boston Robotics. A SoftBank era originalmente um operador de comunicações quando se mudou-se para a robótica em 2014 ao comprar a Aldebaran, empresa francesa criadora dos robôs humanóides Pepper e Nao.
A Aldebaran era conhecida pelo seu trabalho em reconhecer e responder às emoções humanas, e com os seus robôs explorou um nicho na recepção de convidados em hotéis e lojas de retalho. O equipamento também desempenhou um papel de assistente, com aplicações para cuidados de saúde, educação e cuidados para idosos.
Mas o Pepper e o Nao não conseguem transportar bagagem ou fazer compras, ou dar uma ajuda em casa. A Boston Dynamics pode ajudar.
Esta empresa nasceu no sector militar , antes de ser adquirida pela Google. Após a re-estruturação da mesma sob a forma Alphabet, a Boston Dynamics deixou de ser tão pertinente. Masayoshi Son, presidente e CEO da SoftBank, deseja claramente que a Boston Dynamics se afaste do “campo de batalha”.