Universidade de Lisboa adopta o SNC-AP

O projecto de implantação do sistema de normalização contabilística para a administração pública (SNC-AP) foi desenvolvido com a Novabase.

A Universidade de Lisboa implantou na sua arquietctura de informação o o novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), assente em tecnologia Hana, da SAP. O projecto foi desenvolvido em colaboração com a Novabase, enquadra-se no processo de renovação do sistema de gestão financeira e sistemas de informação da instituição lisboeta, iniciada aquando da fusão da Universidade Técnica de Lisboa.

A reestruturação inerente teve por objectivo a modernização administrativa, com actualização e integração de diferentes sistemas, melhorar a qualidade da informação e garantido um acesso mais rápido a dados. O processo de criação e desenho da solução foi desenvolvido com recurso à metodologia Design Thinking, avança um comunicado.

De acordo com a Novabase “as soluções encontradas”, incluindo a do sistema de gestão financeiro, capitalizam as sinergias resultantes do tratamento conjunto de informação oriunda de 18 escolas da universidade, sem comprometer a autonomia de gestão estatutária de cada escola. A abrangência da renovação significou ter de se considerar um universo de intervenção com quase 60000 alunos/clientes, 6000 funcionários/operadores e 20 unidades orgânicas (18 escolas, reitoria e serviços de acção social), com necessidades diversas, decorrentes da sua autonomia de gestão. acrescenta a nota.

Além disso o processo envolveu um elevado número de integrações entre sistemas que tiveram de ser desenvolvidas. A Novabase fala em particular do suporte a que diversas fontes de receita e despesa estivessem coerentes com o sistema financeiro e pela adopção simultânea do novo sistema de normalização contabilística para a administração pública, SNC-AP.

O resultado do projecto é 0 criação de um produto  preparado para ser usado noutras organizações da Administração Pública.

Miguel Leocádio, executivo associado da Novabase, considera que o “resultado deste projeto foi ainda a criação de um produto SNC-AP que poderá ser re-utilizado noutros clientes da Administração Pública que, em 2018”, terão de adoptar o sistema.

A renovação está a ser co-financiada pelo sistema de incentivo SAMA, e inclui o sistema de gestão de recursos humanos, o sistema de gestão académico, o sistema de gestão de identidades e o sistema de apoio à gestão.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado