A iniciativa implica criar uma “chave mestra” para os utilizadores na Europa, poderem autenticar-se em sites e serviços de múltiplos sectores.
Um conjunto de empresas alemãs querem implantar suporte tecnológico, à autenticação de consumidores através de um só processo fiável, para múltiplos sites e serviços online. O grupo inclui a Daimler, Allianz, Deutsche Bank, Axel Springer, a Postbank, a Core, e a Here Technologies.
O projecto envolve criar uma plataforma para disponibilização de “chave mestra” aos consumidores, capaz de facilitar a autenticação, mas também torná-lo mais seguro. Para o efeito, as empresas querem incorporar as melhores normas de segurança e adoptar a conformidade com as leis de protecção de dados da União Européia.
A iniciativa conta com o apoio científico do Fraunhofer Institute for Open Communication Systems (FOKUS) e da European School of Management and Technology (ESMT). O esforço representa uma resposta europeia à oferta de outros intervenientes baseados nos EUA, como a Google e a Facebook.
O grupo pretende atrair mais parceiros, de sectores como o do retalho, comércio electrónico, da aviação, telecomunicações e pagamentos digitais. As empresas alemãs querem a sua proposta e definir uma data de lançamento para nas próximas semanas.
A Deutsche Telekom poderá aderir à iniciativa.
Contudo torna-se evidente que têm de acautelar uma série de questões de segurança. Criar uma chave mestra para múltiplos serviços pode ser conveniente, mas também é um risco sério, quando se sabe que ela poderá “cair” em mãos erradas.
O grupo não adiantou qualquer detalhe técnico, mas avançou ainda que negociações preliminares já estão em andamento, para acolher várias outras empresas, incluindo a Deutsche Telekom.