Governo formaliza SPMS como gestora do Centro de Telesaúde

A resolução sustenta a passagem de competências da DGS para a empresa, incluindo a administração do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (CCSNS).

monitor-46898_640O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira alterações aos estatutos e regulamentos da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, atribuindo à empresa novas competências: criação e gestão do  Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (CCSNS), plataforma na qual se inclui o Centro de Telesaúde.

O projecto deverá decorrer com auxílio de um parceiro tecnológico, havendo já um processo de “tramitação procedimental”, com um novo operador. A SPMS prevê apresentar publicamente em Junho “o âmbito global do projecto CCSNS” e a “organização dos processos de gestão e suporte”.

O CCSNS vai ter de forma integrada toda a informação residente no Portal do SNS, novos serviços digitais para o cidadão, suporta a aposta na “expansão dos serviços de Telesaúde, de forma webizada e de proximidade em rede com as entidades do SNS”, explica um comunicado da SPMS.

Esta passa também a ser oficialmente responsável pelo funcionamento do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), embora parte do trabalho esteja já a ser realizado por responsáveis da empresa pública. No fundo como diz a nota de imprensa, as alterações consolidam a “transição de competências da Direcção Geral de Saúde, para a SPMS”.

A SPMS quer avaliar oportunidades de integração do CCSNS com os modelos de atendimento pré-hospitalar.

A empresa quer ainda promover a formação de um grupo de trabalho, cujo objectivo é analisar e avaliar “oportunidades de integração do CCSNS com os modelos de atendimento pré-hospitalar, em articulação, entre outros, com a DGS, o INEM, bem como com as Ordem dos Médicos e Enfermeiros.”

O conjunto incluirá representantes dos colégios das especialidades, ordens profissionais, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), USF – AN, e das principais urgências hospitalares.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado