As impressões digitais dos utilizadores são convertidas num template de cifra armazenado no cartão.
A Mastercard apresentou uma nova geração de cartões equipados com tecnologia de autenticação biométrica, por leitura de impressões digitais. O operador tem testado a nova tecnologia na África do Sul, no retalhista o “Pick n Pay”, em parceria com o Absa Bank, subsidiária do Barclays África. “Nos próximos meses”, conta iniciar ensaios empresas na Europa e na Ásia.
O título recorre a tecnologia de digitalização de impressões digitais, usada actualmente para suporte a pagamentos móveis, e leitores biométricos para ser usado em terminais EMV em todo o mundo. Para usar o cartão, o titular tem de inscrever o seu cartão junto da sua instituição financeira.
“Após esse registo, a sua impressão digital é convertida num template de encriptação digital armazenado no cartão”, explica um comunicado. O utilizador precisa de inserir o seu cartão no terminal do comerciante e colocar o indicador no sensor.
O sistema verifica se a impressão digital corresponde à armazenada no cartão e aprova a transacção quando a correspondência de dados é confirmada.