A operação assenta numa plataforma que funciona como eMarkeplace de serviços e soluções, com facilidades de gestão, dirigida por Carlos Carvalho.

Carlos Carvalho, gestor de unidade de cloud na Arrow
A Arrow ECS Portugal apresentou na última quinta-feira aos seus clientes, uma nova unidade de negócio dedicada aos negócio de cloud computing. Trata-se de uma operação de consolidação integrada da oferta dos seus parceiros, na qual a empresa quer assumir o papel de facilitador de negócio e utilização de cloud computing.
A empresa espera conseguir reforçar o relacionamento com os parceiros, actuando como consultor de confiança para VAR, MSP e ISV e ajudar os clientes finais a determinarem a melhor estratégia de cloud. A estratégia da unidade de negócio assenta na plataforma Arrowsphere com a disponibilização de ofertas conjugadas de cloud híbrida e de arquitecturas de múltiplas clouds.
A base tecnológica funciona como eMarketplace disponibilizando programas de subscrição “pay-as- you-go/grow”, IaaS, PaaS e SaaS num só catálogo. De acordo com o gestor da unidade de negócio Carlos Carvalho (ex- Novabase), a estrutura tecnológica foi desenvolvida para simplificar a relação entre fornecedores de cloud, revendedores de serviços e clientes finais.
“O Arrowsphere simplifica o processo de cotação, aquisição, provisioning e gestão de múltiplas subscrições de um portefólio extenso de fabricantes. Implementa um billing automatizado e consolidado, eliminando a complexidade de gestão de várias fontes de faturação, em diferentes moedas e em momentos diferentes do mês”, explica um comunicado.
A operação estará focada em todos os segmentos de mercado independentemente do estado de adopção do modelo de consumo de cloud, diz a Arrow.
Sobretudo os parceiros ISV, podem procurar diferenciar a sua oferta ao construir soluções exclusivas. “A unidade vai desenvolver os programas de cloud dos fabricantes e alavancar as ofertas existentes através de soluções integradas entre clouds diferentes assim como entre produtos ‘on-premises’ e ‘clouds públicas’”, garante Carlos Carvalho.
A operação estará focada em todos os segmentos de mercado independentemente do estado de adopção do modelo de consumo da cloud, diz a Arrow. Um dos argumentos de venda da empresa é que ela tem preparadas abordagens diferenciadas consoante o parceiro seja um integrador, um MSP ou ISV, tendo em consideração “o respetivo estado de maturidade em cloud”. Isso envolve vários estados de evolução:
‒ transformação do negócio “on-premises” para modelo de subscrição mensal em cloud,
‒ adição de “managed services” à proposta de valor cloud;
‒ maximização e optimização de negócio de cloud;
‒ aumento da presença na base de clientes e construir uma prática de cloud.
O catálogo inclui propostas de mais de 50 fabricantes onde se incluindoa as da Allot, Aruba, Brocade, Checkpoint, Citrix, Commvault, Dell EMC, F5, Forcepoint, Fortinet, Equinix, HPE, IBM (Bluemix e SoftLayer), Infoblox, McAfee, Microsoft, Netapp, Red Hat, Oracle, Riverbed, SimplySo,
Symantec, Trend Micro, Veeam, Veritas, VMware, Zimbra entre outros.