“RGPD é um desafio significativo”

As empresas que não trabalharem no sentido de estar alinhadas com o RGPD poderão ver o seu negócio afectado, diz Jorge Xavier da MyPartner.

Jorge Xavier, myPartner

Jorge Xavier, gestor de negócio e produto CRM na myPartner

O desafio colocado pelo novo Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) é significativo para as empresas. A opinião é de Jorge Xavier, gestor de negócio e produto CRM da myPartner.

“Temos pouco mais de um ano para nos prepararmos”, motivo pelo qual os fabricantes e integradores estão a fazer “um esforço de comunicação para informar e tranquilizar os clientes sobre as regras que terão de cumprir”, disse o responsável da empresa especializada na integração de soluções de CRM Dynamics, à margem de uma sessão de esclarecimento sobre o novo RGPD.

No caso da myPartner, o foco da informação está centrado no CRM, “soluções com uma vocação relacional e não transaccional” que “estarão mais aptas para fazer a consolidação do acervo da informação de dados pessoais, permitindo a gestão de mecanismos de interacção com os clientes”. Estes dados terão associados a si necessidades de políticas de privacidade e as ferramentas “poderão fazer a gestão dos documentos de consentimento”, de uma forma “mais organizada e facilitada”, em oposição à “dispersão de soluções que ainda existe muito hoje”.

As empresas que não trabalharem no sentido de estar alinhadas com o novo regulamento, poderão ver o seu negócio afectado, antecipa o responsável.

As empresas que não trabalharem no sentido de estar alinhadas com o novo regulamento, poderão ver o seu negócio afectado, antecipa o responsável. “O desconhecimento ou a inércia serão o grande inimigo das empresas”, sublinha.

“Uma empresa que em Maio de 2018 não tenha a organização e os sistemas preparados para responder aos novos regulamentos vai-se sentir insegura”. Ao correr o risco “de ter uma coima elevada, [a empresa] vai escolher ‘não fazer’, tornando-se menos competitiva, menos agressiva, no bom sentido, face a concorrentes que estarão mais preparados e confiantes nas acções que vão fazer”.

Jorge Xavier esclareceu ainda como se interrelaciona o novo RGPD com a directiva e-Privacy. “O RGPD é uma regulamentação extraordinariamente extensa, é uma das mais significativa pelas legislativas que a União Europeia produziu nos últimos anos”. A directiva de ePrivacy, aprovada em Janeiro, está alinhada, responde e complementa o RGPD, ao especificar o que é considerado dados pessoais, enquadra o responsável. Explica que a directiva “é mais específica no que diz respeito à comunicação digital e à necessidade de protecção de dados e a privacidade em ferramentas de ‘chat’, em acções de telemarketing, em matéria de políticas de cookies em sítios na internet e até em metadados, indo além do conteúdo das mensagens”.

“As regras [de ambas as peças legislativas] complementam-se, reforçam-se. A directiva de e-Privacy vai a um grau mais fino no que diz respeito a estes detalhes da comunicação digital”, conclui.

O novo regulamento (UE 2016/679, de 27 de Abril) será aplicado a partir de 25 de Maio de 2018.

Durante esta sessão de esclarecimento, promovida pela myPartner, Sandra Ferreira, CTO da Microsoft Portugal, confirmou que a plataforma de CRM da Microsoft, Dynamics, estará em conformidade com o novo RGPD em Outubro de 2017.




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