Não apreciam o stress, estimam um bom salário, mas o que define mais a sua satisfação com o trabalho é qualidade das relações, com as pessoas envolvidas.
Os colegas de trabalho podem ser a base ou destruir um bom emprego. Para a maioria dos profissionais de TI inquiridos pela Spiceworks, grande da satisfação com o seu cargo passa pela relação com os seus pares, gestores e utilizadores finais.
“Eu exclui o dinheiro como factor de felicidade há muito tempo”, afirma o técnico de TI, Michael Studte. “Embora o meu salário, horas de trabalho e férias sejam importantes para a equação, tenho sido o mais feliz em empresas onde a administração me ouve e leva minhas recomendações a sério, e onde eu sou capaz de construir um bom relacionamento com os utilizadores”.
O universo analisado abrange as respostas de profissionais de TI dos EUA e do Reino Unido, mas serve de referência sobre o tema da satisfação no trabalho em departamentos de TI.
Quando se trata da felicidade dos profissionais de TI, os entrevistados disseram que o factor mais importante é a qualidade dos relacionamentos que eles têm com seus colegas de trabalho. A compensação financeira ficou em segundo lugar, empatado com o grau de stress envolvido.
O tamanho da empresa faz a diferença. Aqueles que trabalham em PME são mais felizes e estão menos stressados, diz a Spiceworks. Aproximadamente 55% dizem estar felizes em empresas com mais de mil, em comparação com 62% em empresas de média dimensão, com 100 a 999 funcionários. Nas pequenas, com menos de 100 funcionários, a percentagem sobe para 66%.
Apesar de indicarem os maiores níveis de stress, 70% dos directores de TI também dizem que estão felizes na sua posição.
As perspectivas sobre stress seguem um padrão semelhante: 39% dos profissionais de TI das grandes empresas ,disseram estar altamente stressados, em comparação com 30% nas PME.
Não obstante, a satisfação no trabalho aumenta com o grau de responsabilidade. As posições de maior senioridade envolvem maior pressão do que os cargos de TI para mais jovens, mas também produzem um maior grau de satisfação no trabalho, constata a Spiceworks. Por exemplo, 54% dos directores de TI dizem estar altamente stressados, enquanto apenas 44% dos gestores de TI, 28% dos administradores de rede e 21% dos técnicos de “help desk” afirmam o mesmo.
Apesar de indicarem os maiores níveis de stress, 70% dos directores de TI também dizem que estão felizes na sua posição. E menos administradores de rede (64%), técnicos de “help desk” (64%) e gestores de TI (54%) revelam gozar de felicidade nos seus cargos.
“Embora os directores de TI sejam os mais stressados, sentem que o seu trabalho é mais gratificante por serem muitas vezes chamados a tomar decisões e a impulsionar as carreiras dos outros, o que pode compensar”, disse Peter Tsai, analista da Spiceworks. “Em última análise, é claro que a felicidade nos departamentos de TI é impulsionada por uma variedade de factores e não depende de uma única variável”, reconhece.