MapIdea obtém financiamento de 250 mil euros

O modelo de negócio da startup baseado em tecnologia de analítica sobre dados de localização convenceu a Portugal Ventures a investir na PME.

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Eduardo Ramos e Miguel Marques, fundadores da Mapidea

A MapIdea passou a integrar o portefólio de negócio digital, da empresa pública de capital de risco, Portugal Ventures, a qual decidiu investir inicialmente 250 mil euros na startup fundada em 2014. A produtora de um software de informação geográfica criou uma ferramenta de visualizar informação em plataforma de mapas, para tomada de decisão de negócio.

O sistema foi concebido para combinar informação interna com estatística e dados públicos e executar análises sobre os elementos geográficos introduzidos. “Num só mapa, uma cadeia de grande distribuição consegue visualizar a sua rede de lojas, a da concorrência, o perfil demográfico de potenciais clientes e decidir quais são as melhores localizações para novas aberturas”, exemplifica uma comunicado da Portugal Ventures.

A MapIdea foi incubada na Start Up Lisboa e fundada por Miguel Marques e Eduardo Ramos, cuja experiência foi desenvolvida como consultores em projectos de sistemas de informação geográfica (SIG) na Novabase. “O investimento da Portugal Ventures é essencial para a concretização da missão da MapIdea: generalizar o acesso a ferramentas de ‘location analytics’ a todas as organizações, por forma a criar maior valor de negócio e competitividade”, declara Miguel Marques.

Com o investimento a empresa quer fazer “evoluir continuamente as funcionalidades” da plataforma e desenvolver a operação de marketing e de vendas. O objectivo será criar “uma rede internacional de parceiros comerciais” para acelerar a angariação de novos clientes.

No sector público, o Instituto Português do Sangue utiliza a Mapidea para saber em que zonas do país há mais e menos dádivas de sangue e qual a evolução anual por localização.

“Assumi-mo-nos no mercado empresarial de software geográfico como uma alternativa disruptiva e muito mais acessível aos players tradicionais desta área”, argumenta Miguel Marques, professor e especialista em SIG e geomarketing. De acordo com um comunicado a ferramenta, com o mesmo nome do fabricante, já está a ser usada por empresas como a Vodafone, a Domino’s Pizza Portugal e a Tabaqueira.

No sector público, o Instituto Português do Sangue utiliza a Mapidea para saber em que zonas do país há mais e menos dádivas de sangue e qual a evolução anual por localização. “A MapIdea democratizou o acesso aos SIG e tornou simples uma ferramenta complexa e dispendiosa, que ocupa tempo e recursos em muitas empresas”, declara Celso Guedes de Carvalho, presidente executivo da Portugal Ventures.




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