Peniche inaugura Aquatropolis Academy na quinta-feira

O centro de excelência para a transformação digital de empresas do sector aquícola consolida uma parceria entre a Compta e o Instituto Politécnico de Leiria.

doca_de_peniche_cc-by-2-0_https_commons-wikimedia-orgwindex-phpcurid627225A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria) inaugura durante a tarde da próxima quinta-feira um centro de excelência focado na transformação digital das empresas do sector aquícola. A estrutura terá como missão, “formar e capacitar os futuros profissionais do sector aquícola com competências nos domínios técnicos e científicos da economia digital”, avança um nota de agenda da escola.

De acordo com a mesma, o projecto consolida uma parceria inédita entre ensino superior e tecido empresarial, entre a ESTM/IPLeiria e a Compta. Para inauguração, integrada numa conferência sobre a Indústria 4.0 na cadeia de valor do pescado, o instituto prevê a a presença de Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, e João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.

A Aquatropolis Academy surge no âmbito do consórcio Aquatropolis, projecto co-financiado pelo Compete 2020. O grupo de organizações foi constituído há cerca de um ano para promover o desenvolvimento sustentável da aquacultura. É composto pela Compta, ALGAplus, Domatica, pelo Instituto Politécnico de Leiria, através das Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão, pelo Instituto Politécnico de Tomar e pelo Tagus Valley.

O consórcio comprometeu-se a “colocar os princípios da quarta vaga da Revolução Industrial ao serviço da modernização e competitividade do setor aquícola português, desenvolvendo uma ‘framework’ tecnológica que otimize processos críticos da produção”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado