Excel para Windows com colaboração em tempo real

A funcionalidade está em versão beta para os utilizadores registados no Office Insider Program.

excel-co-authoring-100715462-origA Microsoft adicionou suporte a processos de edição colaborativa em tempo real para a sua aplicação de Excel para Windows através de uma actualização beta, lançada na última terça-feira. O novo recurso permite que os utilizadores colaborem entre si no mesmo ficheiro.

A colaboração em tempo real tem sido um dos principais focos da Office 2016, disponibilizado pela Microsoft há cerca de um ano e meio. A suite ofereceu, em primeiro lugar, co-autoria em tempo real para as versões desktop do Word e, depois, expandiu essas capacidades para o PowerPoint.

É uma grande mudança para as aplicações cliente da Microsoft, antes concebidas sem prever um experiência mais colaborativa. Vale a pena notar que apenas abrir um ficheiro em Excel não concede automaticamente recursos de co-autoria em tempo real sobre ele.

Usar a colaboração em tempo real do Office também requer manter os ficheiros num dos sistemas de armazenamento de ficheiros online da Microsoft. O suporte da Microsoft à colaboração em tempo real é essencial para acompanhar a oferta da G Suite, da Google.

O Google Sheets oferece colaboração em tempo real há anos e a empresa tem mostrado empenho para atrair clientes empresariais que normalmente usariam o Microsoft Office. Ao usar os recursos de co-criação, as imagens de perfil dos utilizadores serão exibidas na parte superior da barra de opções na janela do Excel.

A Microsoft também introduziu um novo recurso, o AutoSave, em versão beta para Word, Excel e PowerPoint para Windows (Office 2016), nos serviços de armazenamento em cloud do fabricante, SharePoint Online, OneDrive e OneDrive for Business.

Clicar numa imagem de perfil permitirá aos usuários “saltarem” para a zona onde outra pessoa está trabalhar na folha de cálculo. Portanto, é possível manter visibilidade sobre o que está a mudar.

A Microsoft também introduziu um novo recurso, o AutoSave, em versão beta para Word, Excel e PowerPoint para Windows (Office 2016). A funcionalidade surge para gravar automaticamente ficheiros alojados nos serviços de armazenamento em cloud do fabricante, SharePoint Online, OneDrive e OneDrive for Business, à medida que os utilizadores os editam.

Os recursos de colaboração em tempo real da aplicação para desktop do Excel (Windows) estão disponíveis apenas para pessoas que fazem parte do grupo de adopção mais rápida do Office Insider Program. A Microsoft espera disponibilizar o recurso a mais utilizadores em breve.

É possível trabalhar com pessoas que não tenham uma versão beta da aplicação para ambiente de trabalho usando o Excel Online, o Excel para Android, Windows Phone e iOS (embora este último também esteja em versão beta).




Deixe um comentário

O seu email não será publicado