João Luís Baptista (SIBS Forward Payment Solutions) Paulo Nunes (EMEL) e Guilherme Teixeira (CASP-Grupo Casais) foram os vencedores da edição dos CIO of the Year 2017.
O júri do concurso CIO of the Year 2017, organizado pela CIOnet, atribuiu a João Luís Baptista, da SIBS Forward Payment Solutions, Paulo Nunes, da EMEL, e Guilherme Teixeira, da CASP-Grupo Casais, os prémios de Chief Information Officer (CIO) do ano nas respectivas categorias, grandes empresas, sector público e PME. A distinção refere-se ao trabalho desenvolvido sobretudo em 2016.
Os vencedores irão representar Portugal no evento internacional European CIO of the Year, organizado pela CIOnet que nos dias 26 e 27 de Junho, em Amesterdão.
Grandes empresas

João Luís Baptista, da SIBS Forward Payment Solutions.
O CIO da SIBS Forward Payment Solutions foi premiado na categoria de devido à liderança no desenvolvimento do serviço nacional de pagamentos móveis MB Way. Esta solução procura dar resposta “à progressiva integração dos ambientes físico e online” e permite fazer compras online e físicas, bem como transferências imediatas através de smartphone ou tablet.
CIO da empresa há 16 anos, tem a seu cargo o “core” do negócio do grupo SIBS, liderando um departamento de TI com 172 colaboradores.
O MB Way transpõe o serviço Multibanco para os dispositivos móveis. É disponibilizado por 14 bancos, abrangendo 95% dos cartões em circulação em Portugal. Aderiram ao sistema 163 mil utilizadores e já foram realizadas compras na ordem dos 2,4 milhões de euros através deste sistema, segundo a SIBS.
Sector Público

Paulo Nunes, da EMEL
Paulo Nunes, CIO da EMEL há dois anos, foi distinguido pelo seu trabalho no desenvolvimento de três projectos: a aplicação ePark e as plataformas Opera e ODS.
O responsável tem a seu cargo um departamento de TI que colabora com as 15 unidades de negócio da empresa que promove o estacionamento ordenado em Lisboa.
A aplicação ePark permite o pagamento de parquímetros. Já tem 150 mil utilizadores e representa uma facturação acima dos cinco milhões de euros. A plataforma de negócio e operação Opera está associada à plataforma ePark e ao estacionamento por parquímetros e concentra as áreas de fiscalização e contra-ordenações.
Finalmente, a plataforma ODS, assente numa plataforma de “Data Lake” para de todos os sistemas da EMEL, é a base da aplicação de Business Intelligence na empresa. É um repositório único de informação que permite a automatização e a transversalidade do reporte basilar e disponibilização de indicadores da empresa.
PME

Guilherme Teixeira, da CASP-Grupo Casais
Finalmente, na categoria de PME, o vencedor foi Guilherme Teixeira, CIO da CASP-Grupo Casais há 10 anos. Para o seu reconhecimento contribui, entre outros, o projecto CO2iBC-RIMS.
O CO2iBC-RIMS é uma aplicação de back office cujo objectivo é optimizar “o pipeline logístico na sua eficiência, controlo e capacidade de gestão intrínseca, agilizando o processo de aprovisionamento das obras nos diversos mercados, com recurso à exportação de Portugal”, explica um comunicado.
Segundo a CIOnet, através desta plataforma foi possível reduzir os “lead time”, chegando mesmo a atingir um decréscimo de 35,7% no mercado angolano.
Guilherme Teixeira é responsável por um departamento que suporta 54 diferentes unidades de negócio. É também CISO e “National Security Officer”, da empresa.
Outros projectos que contribuíram para a distinção foram a implementação do Centro de Suporte Integrado da Casais, uma plataforma de serviço que funciona segundo os princípios de ITIL, que serve de base de trabalho diário para a equipa de apoio central que, em Braga, suporta todos os processos de serviço de TI a centenas de utilizadores distribuídos por 14 países e mais de 50 organizações do grupo. Destaque igualmente para o projecto “Arquitectura Aplicacional”, que consistiu numa reformulação da arquitectura da Casais devido à Transformação Digital, integrando novas apps, soluções e ferramentas digitais.
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