SaphetyGov aceita autenticação com Cartão de Cidadão (actualizada)

O serviço Autenticação.Gov já é utilizado por, pelo menos, duas das plataformas de contratação públicas licenciadas no mercado.

Rui Fontoura_CEO da Saphety

Rui Fontoura, CEO da Saphety

A plataforma de contratação pública da Saphety passou a disponibilizar o acesso através da identificação com cartão de cidadão via Autenticação.Gov. Segundo um comunicado a SaphetyGov é uma das primeiras plataformas certificadas a aceitar este meio de autenticação. Para além da SaphetyGov, também a plataforma AcinGov, por exemplo, já disponibiliza a opção de autenticação com o cartão de cidadão.

O Autenticação.Gov é uma das iniciativas da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para promover e desenvolver a modernização administrativa em Portugal. “É um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online”.

Esta ferramenta permite que “um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet, de diferentes entidades públicas, como por exemplo o Portal do Cidadão ou o Portal das Finanças”, enquadra a Saphety. “Esta nova forma de acesso faz parte de um conjunto de evoluções à plataforma, que a Saphety tem vindo a implementar desde o início do ano e, que tem como objectivo a oferta de serviços adicionais que permitam potenciar o negócio dos nossos clientes”, explica Rui Fontoura, CEO da Saphety.

De acordo fonte oficial do Governo, com referência a informação do Gabinete Nacional de Segurança, “todas as cinco plataformas” certificadas já “permitem a autenticação com cartão de cidadão”.

Notícia actualizada com declarações de fonte oficial do Gabinete Nacional de Segurança, a 15 de março de 2017.

 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado