Lidl investe em sistemas de telepresença

A opção enquadrou-se no projecto para equipar a sede do retalhista, em Sintra, com participação da Cisco, e o qual envolveu tecnologias de centro de dados e mobilidade.

cisco_tele-presençaA cadeia de supermercados, Lidl, adoptou equipamentos de telepresença para a sede que inaugurou em 2015, no concelho de Sintra. O projecto implantado em conjunto com a Cisco envolveu ainda a introdução de várias tecnologias de infra-estrutura organizadas e integradas segundo a arquitectura Unified Access, do fabricante.

O complexo reúne além das áreas de trabalho e salas de reunião, um conjunto de infra-estruturas e serviços para apoio a mais de cinco mil trabalhadores, em actividade na sede e entrepostos espalhados pelo país. Tem uma área total de mais de 40 mil metros quadrados, onde está inserido um edifício composto por duas torres com quatro pisos cada.

O projecto de TIC  teve como objectivos garantir a eficiência energética da operação e oferecer bases para o trabalho em mobilidade dos trabalhadores. Além disso procurou-se facultar a gestão centralizada de sistemas distintos em cada localização, diz a Cisco.

A componente de telepresença incluiu a montagem de sistemas de conferência e salas customizadas, com a intenção de criar uma experiência imersiva. No conjunto de equipamento instalado constam terminais de vídeo e ecrãs de 42 polegadas (MX800; MX300, MX200 e Sx20)

E para gestão e controlo e gestão e serviços de telepresença e conferência, uma suite de software. O plano de implantação concluído durante 2016 envolveu também a optimização e melhoria da capacidade de rede, com o fabricante  a implementar uma abordagem de “acesso convergente”, incluindo infra-estrutura de comunicação sem fios. Segundo um comunicado, a estrutura tem três pilares.

O tráfego gerado pelos terminais é controlado e optimizado no extremo da rede, com base nas políticas de rede e segurança aplicadas, segundo a Cisco.

Como a introdução de uma plataforma centralizada de políticas de acesso e segurança (One PoLicy) comum para toda a rede, e o uso do Identity Service Engine (ISE), o projecto procurou servir o objectivo de obter visibilidade sobre a rede (com fios / sem fios e acesso remoto) e  simplificar  concepção e implementação de políticas de gestão e segurança. Mas a gestão e operação da rede assenta na tecnologia One Management e Prime Infrastructure, administração integrada do ciclo de vida dos equipamentos e monitorização dos serviços.

No sistema One Network a equipa de projecto procurou garantir que a infra-estrutura de comunicação sem fios tem as mesmas características de resiliência e escalabilidade da rede com fios. O tráfego gerado pelos terminais é controlado e optimizado no extremo da rede, com base nas políticas de rede e segurança aplicadas, segundo o fabricante.

No centro de dados, foi implantada a arquitectura Nexus-Unified Fabric, switches modulares (CiscoNexus 7000) e recursos baseados no OSCisco NX-OS. Segundo o fabricante a infra-estrutura ficou preparada para maior densidade de portas 10, 40 e 100 Gigabit Ethernet.

Refira-se que para o armazenamento de dados, o datacenter conta também com equipamento da EMC.




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