Toshiba não desiste ainda dos PC

O fabricante está a vender parte do seu negócio de chips de memória, para resolver problemas financeiros.

150902-intel-core-6-100611858-large970-idgeA Toshiba é mais do que um fabricante de portáteis, mas o enorme conglomerado japonês enfrentou na última terça-feira uma vaga de más notícias. Nesse dia, a empresa perdeu o seu presidente, Shigenori Shiga, e assumiu perdas de 6, 2 mil milhões de dólares no negócio de construção de centrais nucleares.

Os problemas financeiros não estavam em segredo. Há duas semanas, a empresa revelou planos para vender participações no negócio de chips de memória e SSD, para cobrir prejuízos nas operações para instalações nucleares.

Em Junho de 2016, o fabricante vendeu uma participação de 80% da sua unidade de electrodomésticos, a Toshiba Lifestyle, por 450 milhões de dólares. Antes isso, tencionava desenvolver uma série de aparelhos inteligentes que pudessem ligar-se aos seus televisores e PC.

Na terça-feira, em vez dos resultados esperados, a empresa publicou números provisórios que mostram um retorno negativo para accionistas. A imprensa japonesa avançou com a hipótese de a apresentação de resultados ter sido atrasada por recusa dos auditores em aprovar as contas.

Em Março de 2016, a Toshiba acabou por anunciar o fim da sua produção de portáteis para o mercado doméstico, para se concentrar nos empresariais.

A depreciação no negócio do nuclear, pode ainda forçar o grupo a vender mais activos, incluindo as operações de PC e laptops. Já em Dezembro de 2015 o Wall Street Journal avançou que a empresa queria vender o seu negócio de PC e tinha estado em conversações, sem êxito evidente, com outros fabricantes como a Vaio e a Fujitsu. Na mesma altura anunciou despedimentos.

Em Março de 2016, a Toshiba acabou por anunciar o fim da sua produção de portáteis para o mercado doméstico, para se concentrar nos empresariais. Mesmo vendendo este activo, a empresa fica com o negócio de tablets, TV, reprodutores de discos Blu-ray, discos rígidos e sensores de imagem, considerando as actividades mais relacionadas com TI.

Ainda fica ligada à produção de equipamento de geração de energia, para vias férreas, sistemas de controlo industrial e a economia baseada em hidrogénio.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado