Governo tenta promover competências de programação

O Movimento Código Portugal foi lançado na semana passada e tem a sua primeira iniciativa entre cinco e 11 de Dezembro.

manuel-heitor_ministro

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior juntamente com o ministério da Educação, lançaram o Movimento Código Portugal. Segundo um comunicado o programa tem por objectivo “impulsionar escolas, instituições de ensino superior e de investigação, estudantes e público em geral para actividades de código, uma forma de programação que consiste em construir programas através de instruções simples, ao alcance de qualquer pessoa”.

Mas o seu âmbito ainda inclui a mobilização e consciencialização do país” para a importância da literacia digital e da computação, enquanto mecanismos de inclusão para o conhecimento”. A campanha tem como parceiros a direcção-geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica, estando alinhada com a Iniciativa de Competências Digitais criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A primeira iniciativa do programa deste Movimento, promovida em parceria com a Ciência Viva, a DGE, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, decorre ao longo da semana de 5 a 11 de Dezembro durante a qual a comunidade escolar e a científica são convidadas a levar a cabo iniciativas de programação de software.



  1. Já existem geradores de código há mais de 25 anos! http://www.genio.quidgest.com

Deixe um comentário

O seu email não será publicado