Universidade de Coimbra e Active Space vão mostrar veículo autónomo na EMAF

O equipamento está a ser utilizado pela Autoeuropa e vai ser apresentado na Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria (EMAF).

activeoneA Active Space Technologies, em colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um veículo de condução autónoma ou Automated Guided Vehicle (AGV) direccionado para a modernização da indústria fabril, evolução denominada como Indústria 4.0.

O ActiveOne está a ser utilizado pela Autoeuropa e  vai ser apresentado na EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que tem início amanhã, dia 23 de novembro, na Exponor, Feira Internacional no Porto.

O veículo, sem condutor, tem incorporados  diversos componentes “que o orientam em percursos pré-estabelecidos, de forma autónoma e rápida, com uma capacidade de carga muito elevada, de 800 quilos”, explica Luís Coelho, responsável pelo negócio de indústria na Active Space Technologies.

Com a empresa está a trabalhar uma equipa de seis investigadores do Departamento de Engenharia Eletroctécnica e de Computadores da FCTUC. Estão focados no desenvolvimento de um sistema de posicionamento (como um GPS de interiores) para o veículo. O sistema ainda será integrado no AGV num futuro próximo.

Luís Coelho, destaca a capacidade de o AGV ser adaptado “às estruturas existentes nas fábricas atuais”, com ganhos “significativos” nos  processos de produção”.

O novo veículo foi desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação financiado pelo Programa Comunitário Horizonte 2020 e já se encontra em fase de comercialização. No entanto, a equipa vai prosseguir com os estudos com o objectivo de tornar o veículo omnidirecional, dando mais flexibilidade ao produto, avança um comunicado da Universidade de Coimbra.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado