A unidade de “Infrastructures & Managed Services” será adquirida pela VINCI Energies Portugal.
A Novabase anunciou ter celebrado um contrato para a venda da sua unidade de infra-estruturas e serviços geridos, “Infrastructures & Managed Services” (IMS), à VINCI Energies Portugal. O negócio será concretizado por 38,365 milhões de euros, durante os próximos meses estando o valor sujeito a ajustes e parecer das entidades reguladoras.
A operação de IMS emprega perto de 400 trabalhadores, segundo um comunicado que não esclarece sobre a possibilidade de haver despedimentos. Refere no entanto, que desde a sua integração na Novabase em 2003, por aquisição à General Electric IT Capital Solutions, incrementou o seu volume de negócios de 33 milhões de euros para 104 milhões de euros, em 2015, “graças à contínua inovação das suas ofertas e competências tecnológicas”.
A Novabase anuncia ainda a transferência das operações de IMS desenvolvidas pela Novabase Digital TV – Engenharia de Sistemas para TV Interactiva e pela Novabase Serviços – Serviços de Gestão e Consultoria, para duas novas sociedades.
Para Luís Paulo Salvado, Presidente da Novabase, a venda “é mais um passo no reposicionamento” que a empresa tem feito nos últimos anos. Permitirá permitindo-nos “acelerar a internacionalização” da empresa “com meios reforçados”.
“Temos evoluído de uma estratégia de liderança geográfica com uma oferta ampla, para uma estratégia de liderança através de ofertas especializadas para o mercado global”, comenta ainda. “Esta aquisição, em linha com a estratégia de crescimento do grupo, é a oportunidade para ampliar a nossa cobertura geográfica de forma sustentada na Europa e em África, bem como reforçar o portfólio de soluções da Axians”, declarou o responsável da VINCI Energies nesta região da Europa, Júlio de Almeida.
A Axians é a operação da VINCI Energies para as TIC, com um volume de negócios de 1 700 milhões de euros assente em 15 países, empregando oito mil pessoas. A Novabase e a VINCI estabeleceram ainda uma parceria para promoção das respectivas soluções nos mercados onde operam.