Notícias publicadas sobre a venda da gestora da rede social, à Salesforce ou Alphabet, desencadeiam interesse.
As acções da Twitter subiram cerca de 20% quando aumenta a probabilidade de a gestora da rede social ser vendida. Salesforce e Alphabet (Google) parecem ser as organizações em melhor posição para ficar com os serviços de “microblogging” da empresa.
A lista de interessados deverá ser maior e abranger uma ampla selecção de empresas de TIC ou de media. Há dúvidas no mercado sobre a viabilidade da empresa como organização independente, mais ainda quando concorrentes como a Facebook começam a ampliar a sua oferta de serviços.
Seja como for, as conversas para a venda definitiva começaram agora mesmo e ninguém consegue afirmar que esta venha a confirmar-se. Os potenciais compradores estão a encontrar inclusive, a resistência de Jack Dorsey, CEO da Twitter.
O responsável já manifestou aversão em deixar a empresa nas mãos de determinados grupos. Mas a evolução da Twitter não cumpriu as expectativas projectadas nos dois anos mais recentes.
Com efeito, o crescimento no número de utilizadores activos tem vindo a sofrer uma forte desaceleração – 313 milhões de pessoas – enquanto plataformas como a Instagram, a WhatsApp e Messenger continuam a aumentar os seus registos. Essa perda de poder de influência reflectiu-se no afastamento dos anunciantes.