O operador implantou uma plataforma de cálculo e cobrança de serviços de transportes, com interface numa aplicação móvel para o cliente.
A Fertagus está implantar um projecto-piloto para um sistema de venda de títulos para serviços de transporte, com a tecnologia e consultoria da Via Verde e Novabase, e que recorre a uma aplicação móvel. Com a solução Smart-Pay-As-You-Go e o serviço Via Verde Mobilidade, um passageiro da ligação sobre a Ponte 25 de Abril efectuará um check-in na paragem de partida e quando termina a viagem, realiza um check-out.
O sistema subjacente fará o cálculo automático da tarifa mais vantajosa, de acordo com o percurso efectuado pelo cliente, explica um comunicado. O mesmo avança que a plataforma estará em funcionamento no início de 2017.
Para usá-la , além de descarregar a respectiva app para Android e iOS, um cliente precisará de criar uma conta no sistema da Fertagus. Com o incremento das utilizações, a plataforma subjacente irá proporcionar descontos nas viagens efectuadas, resultante de “optimizações tarifárias”, asseguram as empresas.
“No período de um mês, caso ultrapasse um determinado número de viagens, o cliente passará a viajar gratuitamente nessa origem/destino, como se de um passe se tratasse. As viagens efetuadas serão cobradas à melhor tarifa, através da conta Via Verde Mobilidade, após a utilização”, detalha a nota de imprensa.
O projecto está a ser desenvolvido tendo como objectivos melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificar o seu planeamento, a compra de viagens e a interacção com o operador de transportes.
O sistema permitirá a associação de cobranças numa conta de agregado familiar, e terá funcionalidades de planeamento de transporte, incrementadas numa segunda fase.