Electrodomésticos da GE já usam tecnologia Alexa

Uma ampla série de aparelhos domésticos reconhece agora comandos de voz, depois do fabricante ter adoptado a tecnologia de suporte Alexa Skills, da Amazon.

ge-geneva-alexa-100682152-large970-idgeGenebra foi a designação encontrada pela GE para o seu programa de controlo através de voz, assente em tecnologia da Amazon, disponibilizada através do kit de desenvolvimento Alexa Skills. Dessa maneira, os comandos de voz devem incluir o referido nome para que a funcionalidade reconheça o pedido e retransmita a ordem.

A novidade faz mais sentido para quem possui aparelhos Echo, Echo Tap ou Echo Dot. Assim através da voz será possível controlar qualquer frigorífico, forno, lava-louças, máquina de lavar, secadora, ou esquentador de água da GE conectados à Internet.

“Um dos nossos objectivos com o Alexa é permitir o controlo por voz de todos os dispositivos domésticos. Esta colaboração [com a Amazon] permite dar passos nesse sentido”, disse Charlie Kindel, director para a divisão Alexa.

A GE tenciona adicionar mais recursos de controlo de voz e também pretende incorporar a Genebra em aparelhos adicionais que não estão prontos ainda, como os de ar condicionado. A Amazon está a trabalhar com esforço para fazer a Alexa tão omnipresente quanto possível.

E no futuro talvez seja possível ver um dispositivo Echo com maior frequência na optimização de funcionalidades de casas “inteligentes”. Com a Google a acelerar a produção do dispositivo Google Home, e a Apple a reforçar o Siri, na actualização do iOS 10, e assim adicionar a conectividade de terceiros, a Amazon terá de continuar a reforçar a sua influência sobre o mercado dos referidos lares.

Mas o Alexa tem uma enorme vantagem, ao contar com a maior comunidade de parceiros, mais de dois competências.

Entre as ordens já reconhecidas estão:
‒ “Alexa, diga a Genebra que tem que pré-aquecer o forno a 350 graus” (para saber se o forno acabou o pré-aquecimento é necessário verificar o smartphone)

‒ “Alexa, pergunte a Genebra se a roupa já está limpa”, para verificar se a máquina já parou de lavar.

‒ “Alexa, diga a Genebra que quero água fresca”, para obter água fresca a partir da torneira do frigorífico;

‒ “Alexa, pergunte a Genebra como está o filtro de água?”, para obter um relatório do estado do filtro de água do frigorífico e iniciar um processo de encomenda (este precisa, no entanto, de um acompanhamento humano constante).




Deixe um comentário

O seu email não será publicado