20% das contas de marcas globais nas redes são falsas

A Proofpoint elaborou uma lista que inclui a BMW, Capital One, Chanel, Amazon, DirecTV, Nike, Samsung, Shell, Sony e Starbucks.

Redes sociais_social-mediaUm novo estudo de cibersegurança e fraude em redes sociais, da Proofpoint, recorda o quanto é preciso ter cuidado quando se segue uma conta de uma grande marca global nas redes sociais. A empresa investigou 4 840 contas associadas a dez marcas globais e descobriu que 20% delas (902) são falsas.

Ou seja, um de cada cinco perfis é fraudulento, feito para obter receitas indevidas de publicidade; roubar dados dos utilizadores ou vender produtos falsificados na rede. O estudo da Proofpoint investigou contas associadas às marcas BMW, Capital One, Chanel, Amazon, DirecTV, Nike, Samsung, Shell, Sony e Starbucks.

Das 902 contas falsas, 28% foram identificadas como contas criadas por criminosos para roubar dados ou vender produtos piratas. Os dois terços restantes estavam associados a esquemas para obter receitas de publicidade através de cliques em anúncios nas redes sociais que acabam por levar os utilizadores para sites cheios de “lixo”.​

Segundo a Proofpoint, o esquema de publicidade fraudulenta nas redes sociais atravessa um auge. No segundo trimestre de 2016, a Proofpoint identificou uma média de 600 novas contas fraudulentas por mês, contra a média de 500 contas falsas (por mês), do primeiro trimestre de 2016.

Na medida em que as marcas investem mais em publicidade nas redes sociais, a Proofpoint alerta para o risco do aumento desse tipo de fraude. “Estima-se que as empresas venham a investir 35 000 milhões de dólares em publicidade nas redes sociais em 2017 (Fonte: eMarketer), uma quantidade ideal para atrair o cibercrime”, aponta o estudo.




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