A actividade da empresa cresceu sobretudo no mercado brasileiro, mas os peso no volume de negócio decresceu ligeiramente para 39%.
A Ábaco Consultores atingiu uma facturação de 11 milhões de euros durante 2015, crescendo 5% no mercado português e 16% no negócio mantido no Brasil. A empresa tem actualmente cerca de 190 colaboradores e tem como objectivo aumentar 15% o efectivo, até ao final de 2016, contratando 28 pessoas.
João Moreira, presidente do conselho de administração da Ábaco, considera que os resultados agora alcançados são positivos. “Apesar do crescimento de 5% face ao ano anterior, ser menos expressivo do que nos últimos dois anos, estão ainda assim claramente acima da taxa de crescimento global do mercado”, diz.
O crescimento da empresa tem passado pela abertura de novas áreas de negócio e reforço nas existentes, mas, sobretudo, pelo reforço da estratégia internacional, diz um comunicado. A operação internacional no Brasil representa actualmente mais de 39% do volume de negócios.
“Crescer no Brasil foi sempre o objetivo e acreditamos estar no caminho certo, devido ao aumento da faturação nesta região que ascende já a 16,5 milhões de reais bem como ao facto de termos sido a primeira empresa a implantar uma solução SAP S/4 Hana em toda a região LATAM”, observa Fernando Teixeira, director-geral da Ábaco Brasil.
A Ábaco prevê crescer perto de 10% em Portugal durante 2016.
No entanto o peso da operação no volume de negócios total caiu perto de quatro pontos percentuais. Já em 2016, a empresa abriu uma nova operação, no Reino Unido, investindo 450 mil euros e com a qual prevê realizar um volume de negócio de um milhão de libras esterlinas no primeiro ano de operação.
A par do crescimento verificado, a empresa portuguesa concretizou durante o ano um reforço das competências – em novas áreas de negócios, nos colaboradores e em capital humano. O “investimento irá permitir à empresa cimentar o crescimento alcançado ao longo dos últimos três anos e criar as condições para a expansão da oferta e presença para outras geografias”, explica João Moreira,
A aposta deverá impulsionar a evolução da empresa para um crescimento na ordem dos 10% em Portugal, durante 2016, diz a organização em comunicado.