All in Surf, Helppier, James, Smart Insole e Wireless Link constituem as equipas participantes na iniciativa de aceleração de negócio do Programa
Carnegie Mellon Portugal.
Começou na última quinta-feira mais uma edição do InRes, a iniciativa de aceleração de negócios do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A fase de preparação conta com cinco equipas, denominadas All in Surf, Helppier, James, Smart Insole e Wireless Link.
O workshop de arranque da iniciativa decorreu no INESC TEC, Porto. Este ano, a equipa de mentores do inRes conta com o envolvimento e participação de Robb Myer, empreendedor residente da Carnegie Mellon University (CMU), fundador e ex-presidente da startup NoWait.
Depois de quatro “workshops” a seguir-se uma viagem de imersão na comunidade de empreendedorismo da universidade em Pittsburgh e em Silicon Valley. A organização quer consolidar a presença, nesta última, após a participação inaugural, em 2015.
Além de João Claro, director do Programa CMU Portugal e de Robb Meyer, entre os especialistas envolvidos nesta terceira edição destacam-se também Dave Mawhinney, recentemente nomeado diretor executivo do Centro Swartz de Empreendedorismo, Kit Needham, do acelerador “Project Olympus”, e Tara Branstad e Reed McManigle, do Centro de Transferência de Tecnologia e Criação de Empresas da CMU.
As equipas e projectos seleccionados:
‒ All in Surf: envolve o uso de tecnologia em actividades desportivas de deslize aquático para maximização da eficácia das medições e aplicação prática da melhor evidência existente, procurando o aperfeiçoamento da prática desportiva, seja através da melhoria dos treinos, materiais de fabrico, equipamentos, etc.
‒ Helppier: pressupõe um serviço de software online que permite criar ajuda interactiva num site ou aplicação de Internet, durante um curto período de tempo;
‒ James: assenta numa solução de software para gestores de risco que permite utilizar algoritmos avançados de modo a evitar o crédito malparado;
‒ Smart Insole: projecto para produção comercialização de uma palmilha flexível e equipada com sensores que permite a adaptação do produto a qualquer tipo de calçado e segundo as necessidades do utilizador;
‒ Wireless Link: envolve um sistema para melhoria da velocidade e qualidade da transmissão de vídeo a partir de drones, em tempo real.
As equipas seleccionadas são provenientes de diversos pontos do país – Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Porto – e algumas possuem fortes ligações a universidades e centros de investigação, designadamente o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto de Sistemas e Robótica, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto.