Fujitsu e Sico desenvolvem com RFID para a Saúde

As duas empresas conceberam um sistema para controlo automatizado de processos de lavagem de vestuário médico.

Vestuário médico_6fa12429-591a-470c-bf7a-b6ba06084f38Em colaboração com a Sico, a Fujitsu desenvolveu a solução SicoLares, sistema de controlo inteligente do vestuário de cuidados de saúde. A identificação de cada peça com recurso a etiquetas de RFID suportam a monitorização do processo de preparação da roupa.

O sistema de rastreio para têxteis foi desenvolvido para proporcionar às unidades de saúde, a informação necessária para tomar decisões. Além do controlo das peças, o sistema é uma fonte de informação, capaz de ser usada pelas equipas de gestão hospitalar.

A solução está focada na optimização logística mas também financeira ao concorrer para a gestão eficiente das peças de vestuário, com controlo de incidentes, perdas, lavagens e disponibilidade, dizem os fabricantes  A etiqueta RFID  suporta temperaturas até aos 200 ºC e pressões de 60 bar, nas lavagens mais exigentes.

Não sendo magnética, pode ser usada em roupas sujeitas a diversos exames médicos, incluindo ressonâncias magnéticas. Os 512 bits de memória que a equipam permitem armazenar e partilhar informação para a gestão eficaz de processos de lavandaria, estimando-se aumentos de produtividade de, pelo menos, 20% sustenta um comunicado.

A capacidade de rastreio do sistema garante a localização imediata do local onde pode ter havido uma perda, e possibilita a monitorização de 500 peças de roupa por veículo de transporte.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado