Firefox testa agregação de assuntos em separadores

O novo recurso, Containers, permite distribuir a actividade no browser por áreas como “pessoal”, “profissional”, “financeira” e “compras”.

firefoxcontainerstabsstacked-100667049-orig

A Mozilla está a testar uma nova forma de os utilizadores do Firefox distribuírem ou organizarem a sua actividade no browser por várias abas. O novo recurso é experimental, chama-se Containers e permite manter várias “identidades” online, através de separadores em vez de janelas.

Por defeito, o Containers distribui mas também permite misturar assuntos pessoais, profissionais, financeiros e de compras. Para poder utilizar a nova solução é necessário descarregar a versão mais recente do Firefox Nightly, e ter em conta que estas versões (Nightly) tendem a ser instáveis e inseguras.

Ao entrar numa conta empresarial do Twitter num separador de trabalho, por exemplo, é possível continuar a usar a conta pessoal na mesma rede através de um separador. O Firefox utiliza um esquema de cores para diferenciar os tipos de separadores.

Um texto e um ícone no canto superior direito da barra de endereço indica o tipo de “container” aberto. É importante destacar que o Container não é um recurso de segurança. Não possui ferramentas anti-monitorização integradas, por exemplo.

A novidade ainda deverá demorar a chegar à versão principal do Firefox. A empresa diz que ainda quer continuar a trabalhar na ferramenta após receber as reacções dos primeiros utilizadores.​




Deixe um comentário

O seu email não será publicado