IBM tem nova oferta de analítica em Portugal

Baseia-se em cloud computing e inclui a disponibilização de tecnologias open source, Spark, Hadoop, MongoDB, Elasticsearch, como um serviço.

Pilar Liñan, gestora de vendas de Cloud Data Services  na apresentação desta oferta

Pilar Liñan, gestora de vendas de Cloud Data Services, na apresentação da nova oferta

 

A IBM lançou na última quarta-feira novas ofertas da linha Cloud Data Services disponíveis através de soluções de analítica, por cloud computing, em Portugal. Os argumentos de venda prende-se sobretudo com a redução dos custos estruturais graças ao modelo de pagamento “as a service”, mesmo com margem de ajuste das soluções consoante as necessidades da empresa.

O fabricante  assegura “a segurança e a privacidade dos dados em cada projecto”. “Com estas soluções, a IBM irá também promover uma melhor experiência para programadores, cientistas de dados e engenheiros de dados, baseada num conjunto abrangente de serviços de gestão de dados, conteúdos e analítica integrados na cloud”, acredita Nuno Maximiano, IBM Analytics Software Leader da IBM Portugal para Governo e Telco.

Por outro lado, o fornecedor continua a apostar significativamente em Open Source também na Cloud, disponibilizando várias tecnologias open source as a service (Spark, Hadoop, MongoDB, Elasticsearch).

Os Cloud Data Services:

Watson Analytics: sistema vocacionado para os desafios quando do dia a dia do negócio, recorrendo a mecanismos de analítica avançada, através de um browser da Internet e assente numa interface de utilizador.

Cloudant: base de dados as a service (DBaaS) de tecnologia NoSQL totalmente gerida, que permite trabalhar em modo offline. Disponibiliza funcionalidades como tratamento de informação geo-referenciada, pesquisa de texto, replicação e sincronização.

dashDB: um Data Warehouse as a service, com funcionalidades analíticas incluídas na base de dados e com capacidade para gerir grandes volumes de dados. Disponibiliza processamento em memória, processamento massivo paralelo para obtenção de resultados analíticos num curto espaço de tempo.

BigInsights: motor Hadoop da IBM que permite processar e analisar grandes volumes de informação estruturada e não estruturada. Inclui funcionalidades de valor acrescentado do fabricante para permitir aumentar a abrangência desta plataforma.

Spark for Apache:motor computacional open source para processamento, em memória, de dados em larga escala. Concebida para acelerar substancialmente a velocidade de análise dos dados, quando comparado com a plataforma Hadoop tradicional, diz a IBM.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado