Número de aquisições para IoT dispara

Fornecedores de TIC, mas também operadores fizeram crescer os investimentos em compras de empresas, com a Intel liderar.

20160328-bsquare-truck-iot-illustration-100652612-large970.idge

Mais de 31 mil milhões de dólares foram investidos por empresas de TIC, entre 2011 e 2015, em investimentos e aquisições relacionados com tecnologias e serviços de IoT, segundo um estudo realizado por Ovum.

A consultora sublinha o crescimento e dinamismo do sector da IoT, considerando 76 ofertas em oito sectores, serviços de TI e carros autónomos incluídos. A Intel encabeça a lista das maiores  aquisições, com a compra de Altera por um valor de 16,7 mil milhões de dólares.

A Verizon, a Google e a Qualcomm também efectuaram compras que superaram os mil milhões durante este período. O número de transacções aumentou de apenas quatro em 2011, para 19, durante  2015.

Em paralelo, os investimentos atingiram o ponto máximo no ano de 2013, pelo interesse em empresas como a Fitbit no segmento. O maior investimento de 2015 rondou os 115 milhões de dólares.

Os grandes fabricantes de TIC “beneficiam de experiência para identificar as novas startups dedicadas à IoT, assim como os fundos a mobilizar para realizar investimentos e efectuar as compras”, diz Francesco Radicati (Ovum).

“As empresas de telecomunicações estão a manifestar cada vez maior interesse na IoT, e os dados apontam que fabricantes como Intel e a Qualcomm, ou gigantes como Google estão também a realizar muito investimentos no sector”, informa Francesco Radicati, analista sénior e autor do trabalho.

Através dos fundos de capital de risco e da proximidade aos principais ecossistemas de inovação, especifica, “essas empresas beneficiam de experiência para identificar as novas startups dedicadas à IoT, assim como os fundos a mobilizar para realizar investimentos e efectuar as compras”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado