Ferramenta usada pelo FBI só funciona nos iPhone 5c

O director da autoridade dos EUA revelou que aquela comprou o equipamento e ainda está a equacionar se vai revelar à Apple.

James Comey, director do FBI

James Comey, director do FBI

Apenas os 5c iPhone com o iOS 9 podem ser desbloqueados pela ferramenta que o FBI comprou para quebrar a protecção de dados do smartphone usado por um dos terroristas de San Bernardino. O equipamento não funciona no iPhone 5s ou 6, por isso só abrange uma “estreita fatia” dos iPhones existentes, garantiu o director do FBI, James Comey, no Kenyon College.

As autoridades governamentais estão a considerar se devem divulgar à Apple a falha que possibilita a intrusão. “Ainda não decidimos”, confessou no Center for the Study of American Democracy, da instituição do Ohio.

A agência não revela o nome da organização ou da pessoa que apresentou a ferramenta. A Apple recusou-se a ajudar o FBI por recear os riscos de disponibilizar ou criar um método de intrusão nos iPhones, passível de ser libertado para fora do controlo das autoridades.

Mas Comey defende que o FBI é muito bom a guardar segredos e além disso tem muita confiança na capacidade do fornecedor da ferramenta, em protegê-la. Noutra acção judicial, em Nova Iorque, a autoridade exigiu que a Apple deveria ajudá-la a extrair dados de um iPhone 5s, com iOS 7, utilizado por um suposto traficante de drogas.

Teve de recorrer depois de um magistrado ter decidido a favor da recusa da Apple.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado