AICEP “revela” Colômbia às TIC portuguesas

Um breve relatório do organismo revela a estrutura e linhas de evolução do mercado colombiano de TIC, cujo valor atingiu em 2014, 8,8 mil milhões de dólares.

Colômbia_WikipediaA AICEP publicou um relatório sobre o mercado colombiano de TIC, documento no qual define potenciais áreas de negócio e oportunidades para fornecedores portugueses. Em 2014, na Colômbia foram facturados 8,8 mil milhões de dólares em equipamento e serviços, havendo maior potencial de crescimento no último segmento.

Os fornecedores oriundos dos  EUA lideram o mercado com 58% dos serviços importados, enquanto entre os europeus destacam-se os de Espanha, com 6% e França, com 4%. Mas a AICEP considera que “o sucesso” de soluções TIC portuguesas no mercado colombiano de eGovernment, compras públicas electrónicas, factura digital, sistemas de controlo automatizado de fronteiras nos aeroportos, e sistemas de gestão no sector da saúde, dão credibilidade à capacidade do sector português.

Nas principais oportunidades, o documento baseado sublinha o potencial das aplicações e serviços móveis, num contexto de aumento da utilização de Internet móvel expansão dos serviços financeiros no país. O relatório-se refere ao plano de desenvolvimento do Governo colombiano, orçado em mais de 90 mil milhões de dólares, como factor de oportunidades, para fornecedores de TIC específicos da área.

O sector colombiano da saúde procura soluções de prestação de cuidados à distância, mas também de consolidação de informação, diz ainda. Além disso, o governo nacional colocou o desenvolvimento tecnológico como prioridade para os próximos quatro anos, através do Plano Vive Digital 2014-2018. Quer investir o equivalente 1,5 mil milhões de euros.

Outro elemento a ter em conta, segundo o organismo português, é o facto de a Colômbia ser uma plataforma de entrada para a Aliança do Pacifico (Colômbia, Chile, Peru, e México), a qual representa oitava maior economia mundial.

Em 2013 a lista das mais importantes empresas de serviços e software presentes no país englobava:

‒ IBM;
‒ Oracle;
‒ Carvajal Tecnologia Y Servicios
‒ SAPM;
‒ Experian
‒ Computec ;
‒ Indra Sistemas ;
‒ Microsoft Colombia;
‒ Indra Colombia Ltda.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado