Primeiras startups “da” ESA instalam-se na UPTEC

InanoE e a Eye2Map serão financiadas com 50 mil euros pela Agência Espacial Europeia.

UPTEC_EDIFÍCIOCENTRAL

A InanoE e Eye2Map iniciaram a sua actividade na UPTEC, beneficiando de um incentivo de 50 mil  durante dois anos de incubação. A InanoE assenta num projecto de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), para o qual desenvolveram uma tecnologia de micro-geradores capaz de converter energia mecânica e térmica em energia eléctrica.

Com vista à redução do preço e ao aumento da eficiência desta tecnologia, originalmente desenvolvida para aplicação no espaço, a InanoE está a explorar novos processos com Equipa da IanoErecurso a novos materiais. “A startup desenvolve micro- e nano- geradores feitos à medida, leves e flexíveis, permitindo aos utilizadores aproveitar o calor e movimento do seu próprio corpo para alimentar a bateria de telemóveis e pequenos aparelhos electrónicos, como tablet ou iPods”, explica um comunicado.

Em 2014, a startup foi finalista do concurso de ideias da Universidade do Porto (iUP25k) e representou a U.Porto no concurso IDEUP do SPIN 2014, no México.

A Eye2Map nasceu na mesma faculdade e está a desenvolver uma tecnologia oferta na qual recorre a drones para navegação e georreferenciação precisa de dados. A startup foi galardoada em 2014, com o Prémio Regional de Portugal da European Satellite Navigation Competition (ESNC), competição internacional de ideias de negócio na área da navegação por satélite.

Três formas principais de utilização

A Eye2Map prevê três casos de utilização principais para a sua tecnologia:
‒ a informação adquirida com sensores próprios a bordo de veículos aéreos não tripulados Eyemapequipados com receptores GNSS, podem ser utilizados para o apoio à agricultura e floresta para reduzir custos e aumentar a produtividade;
‒  a monitorização costeira para acompanhamento da erosão, identificação de zonas de risco para protecção civil local e valorização económica;
‒  digitalização e modelação 3D de património histórico e arquitectónico de quaisquer dimensões.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado