Compta abre plataforma de auscultação de opiniões

A PaxVoice é lançada à escala mundial, com uma app e serviços de monitorização para empresas.

PaxVoice A Compta lança esta sexta-feira a PaxVoice, à escala mundial, plataforma enquadrada na iniciativa de promoção da inovação, suportada pela empresa, a Lusideias. O projecto foi acolhido numa joint-venture entre a empresa e os criadores do mesmo,João Valentim, Rodrigo Silva e Tarcísio Pontes.

A base funciona com recurso a uma aplicação móvel e servirá como suporte de estatísticas e de ferramentas de auscultação de opinião pública, com modelo de ”crowdsourcing”. A actividade da plataforma recorre à participação e interacção dos utilizadores da app, centradas em assuntos da actualidade mundial.

Uma vez feita a autenticação (“login”), via Facebook, o utilizador pode emitir uma opinião, o que a organização denomina como “Voice”, ou participar de forma confidencial nas sequências de “Voices” de outros. As diversas estatísticas sobre opinião estão disponíveis para todos e a app é gratuita.

A joint-venture tem entre os seus objectivos, proporcionar “uma experiência interactiva mais rica” do que nas actuais redes sociais e fornecer dados por idade, género e localização. E assim, prevê também a prestação de serviços e facilidades a empresas:

‒ fornecimento de estatísticas detalhadas, em tempo real;
‒ acesso a uma ferramenta autónoma de gestão de conteúdos e respectivos painéis de controlo (“dashbords”);
‒ associação automática (“follow”) do perfil corporativo a grupos de utilizadores;
‒ serviço de integração com plataformas de Internet.

A plataforma está integrada com o Twitter, além do Facebook: o utilizador pode ainda integrar a sua conta Twitter e criar “Voices” automaticamente, desde que lhe acrescente “#paxvoice”, à mensagem.

Diferenciar-se pela maior organização e quantificação

A app, desenvolvida com a Lusideias, está disponível para iOS e Android, foi submetida em 2015 à plataforma da Compta, em 2015. Foi seleccionada entre centenas de candidaturas e eleita como uma das aplicações a desenvolver ao abrigo daquele programa. “Temos diversas outras propostas em análise e desenvolvimento, sendo que o PaxVoice cativou desde logo a minha atenção, pelo conceito inovador que oferece, relativamente a outras redes sociais. Quem não gostará de saber em tempo real, qual o sentimento geral da opinião pública, relativamente a um determinado assunto, produto ou opinião?”, questiona Jorge Delgado, CEO da Compta.

Segundo Luís Curvelo, director de marketing & Inovação da Compta, considera que a base se diferencia por organizar e quantificar objectivamente o debate e as opiniões em discussão.

O PaxVoice foi considerado no final de 2014 como uma das 50 melhores futuras apps da Europa, ao ter sido seleccionada para a fase final do The Big App Fund, em Londres, uma competição de investimento apoiada pelo Facebook, que reuniu 425 participantes.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado