A ferramenta de monitorização de redes sociais já foi experimentada pela Fundação Cotec ,em Portugal.
A Indra colocou no mercado o Social Media Command Center (SMCC), ferramenta de monitorização e escuta activa de redes sociais. A Fundação Cotec já usou a tecnologia, procurando melhorar a sua actividade em prol da inovação e ciência, diz o fabricante.
Com a referida tecnologia, a Indra espera oferecer capacidades de gestão automática e em tempo real de ameaças de reputação, graças à sua interconexão com a SOFIA2, a sua plataforma de IoT e Big Data. De acordo com a empresa, a plataforma é capaz de fazer o rastreio a milhões de interacções em qualquer idioma e lugar do mundo.
“Todos os dados provenientes de fontes abertas (meios de comunicação, redes sociais, blogues, relatórios públicos e outras fontes empresariais são armazenados na SOFIA2 para serem analisados, quer em tempo real (por exemplo, para processar eventos e definir alertas que permitam tomar uma acção de imediato), quer de forma cronológica, para identificar padrões de correlação (influência da actividade social na demonstração de resultados)”, garante um comunicado.
A solução da Indra é capaz de realizar uma classificação temática de menções à marca de uma organização ou empresa que prejudicam a sua reputação para permitir a antecipação e adopção de medidas preventivas, diz a Indra.
Isto é possível graças à plataforma SOFIA2, o “cérebro” da ferramenta, na qual é introduzida informação que ajuda os gestores de comunidades a discernir o que realmente implica um risco reputacional para a organização, explica.