Discussões no conselho de administração esta semana devem enfrentar pedido de empresa de investidor.
O conselho de administração do Yahoo pode considerar esta semana a venda do seu negócio principal da Internet, após um investidor exigir no mês passado que a empresa explore a venda dos seus negócios de buscas e exibição de publicidade.
O conselho irá reunir-se para discutir a venda numa série de reuniões de quarta a sexta-feira, refere o Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
O Yahoo já tinha planeado desmembrar as suas acções na Alibaba Holding Group, através de uma empresa chamada Aabaco Holdings, mas parou essa decisão por causa de incertezas sobre as potenciais implicações fiscais.
Numa carta no mês passado para Maynard J. Webb, presidente do conselho do Yahoo, e para a CEO Marissa Mayer, o gestor Jeffrey C. Smith, da firma de investimentos Starboard Value, escreveu que a separação proposta da Aabaco não é a melhor alternativa para o Yahoo, e a empresa deveria, em vez de estar a explorar uma venda dos referidos negócios, deixando a participação accionista do Yahoo no Alibaba e Yahoo Japan na actual entidade corporativa.
Smith ameaçou que a sua empresa “irá procurar fazer mudanças significativas na Direcção se continuarem a tomar decisões que destroem valor para os accionistas”.
O principal negócio da Yahoo não foi muito forte, apesar de um esforço de recuperação por Mayer, incluindo um acordo de publicidade vinculada a buscas com a rival Google, anunciado em Outubro. As suas receitas cresceram 6,8% no terceiro trimestre, para 1,2 mil milhões de dólares, enquanto o lucro caiu para 76 milhões. A empresa também viu sair pessoas em posições de topo.
A separação do Alibaba Group e do Yahoo Japan pelo Yahoo iria desbloquear valor imediato para os accionistas e permitir que o negócio principal do Yahoo possa melhor recrutar e reter talentos, de acordo com a Starboard Value.