Parcerias com Dell, HP e Accenture, para revenda do dispositivo, ainda em fase de teste nas grandes contas mundiais de organizações multinacionais.
A Microsoft vai disponibilizar a 19 de Novembro o seu tablet Surface Pro 4 no mercado português, ainda sem o suporte de parceiros com presença importante em Portugal, como a Dell, HP e Accenture.
Recentemente, o fabricante do dispositivo anunciou parcerias com aquelas multinacionais procurando aproveitar a penetração das mesmas no sector empresarial , sobretudo nas grandes organizações.
Contudo, segundo Rita Santos, directora da Unidade de Negócio Windows e Surface na Microsoft Portugal, as parcerias serão ainda “cuidadosamente testadas e começarão pelas contas geridas à escala global”. E só mais tarde chegarão às subsidiárias. “Não temos visibilidade sobre quando será”, sublinha.
A Microsoft ampliou a rede de distribuição para o Surface, com a adesão da Databox. Começou com a Iten e a Bizdirect, em regime gerido por si, e tem a Techdata a administrar o canal aberto para revendedores.
Rita Santos não esconde a importância de parceiros como a Dell, maior fornecedor de tablets na Europa para o sector empresarial, e da HP, líder em Portugal na mesma actividade, como faz notar.
Parcerias com HP, Dell e Accnture servirão também os objectivos de venda da solução Surface Hub, sobretudo nas grandes contas, explica Rita Santos (Microsoft).
A parceria com aquelas multinacionais, sem desprezo pelos parceiros portugueses, assenta na sua experiência na implantação de projectos nas empresas à escala mundial. Mas serve também os objectivos de venda da solução Surface Hub, sobretudo nas grandes contas, explica a responsável.
A solução assenta sobretudo em equipamento preparado especificamente para suportar processos de colaboração à distância e concorre com ofertas de equipamento para videoconferência. Inclui um ecrã de grandes dimensões, capaz de funcionar como quadro digital onde se escreve notas, para partilha imediata com todos os participantes.
Rita Santos defende que a adopção de tablets como o Surface pode levar as empresas a transformações tremendas na sua actividade, com ganhos de eficiência. Dá como exemplo o uso dessa tecnologia para a recolha de assinaturas em processos de compra de produtos bancários.
Adopção destacada na educação e banca
Em Portugal, a responsável nota uma “grande adopção no sector da educação” mas porque muitos “professores ‘early adopters’ optam por comprar” no canal de retalho.
“Temos também a banca. No Santander Totta, há mais de 80 gestores com Surface Pro 3 e há outro banco em fase de reestruturação tecnológica profunda a considerar a adopção”, revela.
No sector da saúde, especificamente no privado e em contexto de “espaços abertos e com exigências de muita mobilidade”, o grau de adopção também se destaca.
Enquanto o Surface Pro 4 será colocado no mercado com preço a partir de 1.029 euros (sem o teclado), a Microsoft não tem ainda definida a data de lançamento do seu primeiro notebook, o Surface Book.