Realidade virtual lidera previsões para 2016

Lista de 10 previsões da Juniper Research inclui ainda robótica de consumo e “wearables” em ambiente empresarial nas primeiras posições.

virtual reality - IDGNS

As principais tendências nas indústrias tecnológicas para 2016, elaboradas pela consultora Juniper Research, colocam a realidade virtual à frente de outras tecnologias marcantes no próximo ano.

Será um ano de lançamento de produtos e de adesão dos consumidores, com a Oculus, Sony e HTC a marcarem presença como principais fabricantes.

“A recente atenção e investimento na realidade virtual está a ajudar a revitalizar a indústria e com os iminentes lançamentos comerciais de grandes marcas, existe um enorme potencial para a rápida expansão do mercado”, diz a Juniper em comunicado, que salienta também os baixos preços dos dispositivos e mais aplicações imersivas nos próximos cinco anos.

Além do aspecto lúdico, a realidade virtual também se poderá expandir para áreas mais empresariais, como nos sectores inustrial e da saúde.

Em síntese, a lista das 10 previsões tecnológicas para 2016 é a seguinte:
1. Realidade virtual – um ano de divisão de águas;
2. Robótica de consumo torna-se uma realidade;
3. Wearables em ambiente laboral;
4. Começa a corrida para o 5G;
5. Muitos dispositivos, uma plataforma;
6. Tecnologia “blockchain” [usada nos bitcoins] abraçada por instituições financeiras;
7. Consola híbrida e jogo na cloud ganha ritmo;
8. Desportos electrónicos (eSports) trará novas receitas significativas para o mercado dos jogos;
9. Emergem novos modelos de segurança;
10. Crowdfunding faz crescer startups.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado