Trifacta disponibiliza ferramenta gratuita para Big Data

O software Wrangler instala-se nos PC e serve para preparar grandes volumes de dados

big data - ARN

A Trifacta já obteve projecção com o seu software de preparação de dados para operações de Big Data, mas esta semana desencadeou um processo para chegar a um universo de utilizadores mais vasto. Está a oferecer gratuitamente uma nova ferramenta gratuita, a Trifacta Wrangler, preparada para ser instalada nos computadores.

O software foi concebido para colocar tecnologia de preparação de dados ao alcance de qualquer profissional capaz de trabalhar com dados em Excel ou ferramentas visuais de análise, como a Tableau. A aplicação beneficia da investigação e desenvolvimento realizada pela Trifacta em aprendizagem de máquina, visualização de dados, interacção homem/computador e processamento distribuído.

Foi concebida para dar aos utilizadores de todos os níveis, diz o fabricante, a capacidade de descobrir, estruturar, limpar, enriquecer, validar e publicar os seus dados para análise.

“Enquanto produto principal da empresa, o Trifacta foi desenvolvido a partir do zero para ser optimizado para Hadoop, com o Wrangler estamos abordar o interesse no uso do Trifacta fora do grande ecossistema de dados”, afirma Jeffrey Heer, co-fundador do fabricante e o seu director de experiência de utilizador. Com o lançamento do Wrangler, o Trifacta foi renomeado Trifacta Wrangler Enterprise.

A arquitectura híbrida do software permite aos utilizadores processarem dados localmente, sem nunca enviá-los para a Trifacta, embora a aplicação possa ser conectada. As actualizações de software são emitidas em modelo de cloud computing, sem necessidade de actualizações complicadas, garante a empresa.

Preparação desafia Big Data

A preparação de dados é um dos principais desafios na analítica actualmente, confirma Nik Rouda, analista sénior do Enterprise Strategy Group.

“Infelizmente, os dados são confusos e precisam de passar por essa etapa de preparação ‒ é uma necessidade universal”, afirma. “Se não se olhar para os dados correctamente organizados da forma certa, não se vai obter respostas correctas”, sublinha.

Há uma abundância de outras empresas neste espaço tentando servir necessidades semelhantes, mas a “Trifacta tem ido muito longe no sentido de facilitar” isto, acrescentou Rouda.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado