Quanto se pode ganhar no YouTube?

Jogador sueco recebe 12 milhões de euros por ano.

YouTube - Rego Korosi - IDGNS

Chamado por muitos de “a nova TV”, o YouTube tem cada vez mais produzido as suas próprias estrelas. Por isso, a revista Forbes fez uma lista dos 10 criadores de conteúdos mais bem pagos no site de vídeos da Google.

Os listados têm algo em comum: a maioria tem menos de 30 anos – o que faz sentido, já que boa parte do seu público é composta por jovens que preferem assistir as conteúdos “on demand” e em meios alternativos na Internet, em vez da televisão tradicional.

Para fazer parte deste Top 10, é preciso registar ganhos mínimos de 2,5 milhões de dólares (sem impostos e sem taxas de administração) no ano fiscal encerrado em Junho de 2015, diz a Forbes. A revista chegou a esses valores a partir de dados da consultora Nielsen, da base de dados IMDB e de outras fontes, além de ter feito entrevistas a agentes, administradores, advogados, especialistas na área e aos próprios YouTubers.

A maior parte dos rendimentos deles vem de anúncios publicitários, mas alguns têm diversificado os seus negócios com aparições noutros mercados, como a televisão, cinema e música.

No topo da lista está o sueco Felix Kjelberg, dono do canal de jogos PewDiePie no YouTube. Com apenas 25 anos de idade, possui quase 40 milhões de assinantes no seu canal, o que lhe rendeu cerca de 12 milhões de dólares em rendimentos no último ano.

Um empate marca o segundo lugar. Com 8,5 milhões de dólares, Ian Hecox e Anthony Padilla, donos de cinco canais no YouTube, incluindo o Smosh, são famosos por recriarem trechos dos jogos da franquia Pokemón. Os jovens nascidos em Sacramento, na Califórnia (EUA), preparam o seu primeiro filme, com lançamento previsto para Julho de 2016.

Depois aparece outra dupla, os irmãos Benny e Ralf Fine, conhecidos como Fine Brothers. Conseguiram 8,5 milhões de dólares com a série de vídeos React, que mostra utilizadores a reagirem a vídeos populares. O resultado foi o canal Nicklodeon estrear o programa “React to That” em 2014.

Lindsey Stirling, que desde 2007 se destaca com vídeos em que dança, toca violino ou faz tudo ao mesmo tempo, conseguiu no último ano cerca de 6 milhões de dólares.

O quinto lugar regista outro empate, com a dupla Rhett e Link, que fazem vídeos de comédia, e Olajide Olatunji, conhecido como KSI no YouTube, onde tem quase 11 milhões de inscritos no seu canal sobre jogos. Ambos os canais registaram ganhos de 4,5 milhões de dólares.

Depois, surge Michelle Phan, que ganhou 3 milhões de dólares no ano passado com um canal sobre maquilhagem e outros projectos, como a sua própria linha de cosmética.

Por fim, temos um empate triplo, com a actriz e comediante Lilly Singh, do canal Superwoman, o comediante Roman Atwood, ´com vídeos de “apanhados”, e a chef Rosanna Pansino, que ensina receitas e acaba de lançar o seu primeiro livro. Cada um obteve rendimentos a rondar os 2,5 milhões de dólares.

(IDGNow!)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado