Ex-Hyundai vai gerir carros autónomos da Google

John Krafcik deve ajudar a empresa a passar dos protótipos para a linha de produção e vendas. Executivo assume cargo no final de Setembro.

Google self driving car - Martyn Williams - IDGNS

A Google colocou o ex-executivo da Hyundai, John Krafcik, a gerir a divisão dos seus carros sem condutor. Krafcik confirmou o novo cargo na sua conta do Twitter.

A decisão pode significar que a empresa quer colocar os seus protótipos fora do laboratório e, consequentemente, avançar para a linha de produção e as vendas.

Krafcik conta com décadas de experiência na indústria automóvel, tendo trabalhado em desenvolvimento de produto na Ford e na Hyundai Motor America, antes de se tornar CEO para as operações nos Estados Unidos da Hyundai em 2008, onde se focou no aumento das vendas.

Ele deixou a Hyundai em Abril de 2014 para se tornar presidente da Truecar, uma plataforma que reúne preços de automóveis de diferentes fabricantes para ajudar os clientes a obterem um melhor negócio.

Krafcik começou a sua carreira nesta indústria como investigador do MIT, onde publicou um estudo inovador sobre as linhas de produção de carros que gerou o termo “lean manufacturing”.

O seu conhecimento pode interessar à Google na medida em que a companhia decide se constrói ela própria os carros autónomos ou cria parcerias com fabricantes existentes.

O ex-líder do projecto dos carros autónomos na Google, Chris Urmson, ficará na empresa a liderar a parte técnica do projecto – algo preocupante quando se fala cada vez mais dos problemas de segurança nos carros electrónicos.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado