86% das empresas faz outsourcing de serviços de TI

Cerca de 44% associa os custos de TI especificamente às unidades de negócio, segundo um estudo da CIOnet.

Outsourcing - CIOTer capacidade de TI flexível é a principal razão das empresas para adoptarem o outsourcing dos serviços de TI
, de acordo com um estudo europeu da CIOnet.

No inquérito participaram 90 profissionais, a maioria de organizações com mais de mil trabalhadores, e 86% já optam por esta solução para parte dos serviços, diz um comunicado. Os restantes tencionam fazê-lo.

A possibilidade de suportar um maior enfoque na inovação é outro dos factores de adopção.

Quanto à matriz de governo usada para a gestão dos serviços, mais de 80% das organizações abordadas usam o ITIL como ferramenta. E 20% das empresas utilizam a ISO e COBIT, mas muitas vezes em combinação com aquela “framework”.

Contudo, menos de metade do total, cerca de 44%, usa sistemas de atribuição de custos (“chargeback”) de TI específica às unidades de negócio utilizadoras. Cerca de 77% dos inquiridos confirmam que partilham os resultados do desempenho dos serviços de TI através de indicadores chave (KPI, sigla em inglês), mesmo que muitos o façam apenas em reuniões formais para esse efeito.

Em 85% das empresas, as prioridades estratégicas da empresa são transpostas como temas prioritários para os diferentes serviços de TI.

A grande maioria considera importante ter informação sobre a performance dos serviços de TI não só de forma reactiva na sequência de uma reclamação ou problema. Interessa-lhes uma atitude proactiva, procurando uma melhoria constante.

Além disso, em 85% das empresas, as prioridades estratégicas da empresa são convertidas em temas prioritários para os diferentes serviços de TI.


Tags

  1. Boa tarde,

    O ITIL não é uma ferramenta. O ITIL é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gestão de serviços de tecnologia da informação (ITSM – IT Service Management).

    Ver no seguinte endereço: https://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Technology_Infrastructure_Library

    Relativamente a ferramentas que suportam o ITIL existem várias. Podem ver algumas no seguinte endereço: https://www.linkedin.com/pulse/gartner-magic-quadrant-service-support-management-tools-alekseenko-5991561626585673729

    […]

    Muito obrigado,
    Nelson Pita

Deixe um comentário

O seu email não será publicado