Imagem do dia: viseira de privacidade engana câmaras

Reflecte luz vinda de cima confundindo sistemas de visão computacional

Privacy Visor

A Privacy Visor consiste numa uma leve, envolvente, folha de plástico semitransparente montada sobre armações de óculos. É volumosa e não exactamente elegante, mas suporta  projectos personalizados.

Está desenhada para enganar sistemas de câmaras de reconhecimento facial através de um truque muito simples. Reflecte luz vinda de cima para as lentes da câmara, fazendo com que a área ao redor dos olhos apareça muito mais brilhante do que o normal.

É o suficiente para confundir sistemas de reconhecimento facial normalizados, tais como a matriz Viola-Jones de detecção de objectos Viola-Jones, de acordo com o National Institute of Informatics (NII), do Japão que tem vindo a desenvolver a viseira durante anos. A folha de plástico branco está inclinada para baixo, de modo que a parte perto das narinas sobressaia mais do que a parte perto dos olhos, envia a luz brilhante em direcção à câmara.

Isso é o contrário do que alguns algoritmos de reconhecimento facial prevêem: áreas mais escuras ao redor dos olhos e áreas mais claras em torno do nariz e maçãs do rosto. São esses os tipos de marcos necessários para detectar um rosto.

Privacy Visor_2




Deixe um comentário

O seu email não será publicado