Imagem do dia: estudo de difusão de sinal pode ajudar drones

Investigadores da Universidade Carnegie Mellon estão a tentar construir um modelo de cobertura de sinal na atmosfera.

Veículo de investigação_Univesidade Carnegie Mellon

As redes móveis são cada vez mais uma forma de manter drones em contacto com o solo. Mas a obtenção de um sinal fiável, a uma centena de metros no ar, não é tão fácil como pode parecer, sendo um desafio para as empresas interessadas em promover entregas de artigos por drones.

O problema é que as redes estão projectados para fornecer cobertura ao nível do solo e não no ar. Prever a cobertura por uma estação base é complicado e esse é o desafio de um grupo de investigadores da Universidade Carnegie Mellon, liderado por Bob Iannucci, do CyLab Mobility Research Center.

Usando drones e um veículo equipado com antenas e servidores, investigam como os sinais celulares viajam através do ar e são reflectidos pelo solo terra e outros objectos. “Temos a capacidade de ir a qualquer lugar, montar uma grande antena, e criar o que chamamos de uma bolha de cobertura com sinal”, diz o responsável.

O trabalho pode ser importante conforme as regulamentos são reavaliados para enquadrar uma maior utilização de drones pelo público e empresas.

Veículo de investigação visto a partir de um drone_Univesidade Carnegie Mellon




Deixe um comentário

O seu email não será publicado