ANJE levará três ou quatro startups ao TechMatch

A iniciativa de promoção de startups sai pela primeira vez de Silicon Valley e vai conceder um prémio de 300 mil dólares.

João Rafael Koehler_ANJE (DR)

João Rafael Koehler, presidente da ANJE

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vai escolher até final de Agosto  12 startups para apresentar à organização do TechMatch Global, que se realiza em Bratislava, entre os dias 12 e 16 de Outubro. A selecção final daquelas que estarão presentes no programa, “três ou quatro”, será realizada em Setembro por um grupo de investidores de Silicon Valley, associado ao evento, diz a associação num comunicado.

Deslocar-se-ão a Portugal com o propósito de avaliar apresentações (“pitch”) individuais das empresas candidatas . Entre os critérios de escolha estão a implantação das startups no mercado ou uma validação significativa por parte de consumidores pioneiros de adopção das soluções.

“Serão ainda privilegiadas as empresas detentoras de propriedade intelectual defensível, inovação disruptiva e com relevantes vantagens competitivas”, refere um comunicado. Quanto a áreas de actividade das potenciais seleccionadas, dar-se-á prioridade às de hardware e tecnologia industrial, tecnologia “verde”, tecnologia associada à agricultura ou à alimentação, tecnologias corporais (“wearables”, robótica, identificação biométrica, roupa inteligente, etc), média e entretenimento, tecnologia de comunicação e mobile, software empresarial, tecnologia automóvel e ainda um segmento de tecnologias diversas (incluindo, por exemplo, tecnologia de educação).

A iniciativa realiza-se pela primeira vez fora de Silicon Valley e prevê um prémio máximo de 300 mil dólares. O programa associado é de cinco dias, procurando fazer uma conjugação entre empreendedores e um grupo de classe mundial em matéria de investimento e “mentoring”.

A lista de participantes regista 20 investidores corporativos, cinco multinacionais e cinco investidores de capital de risco, de Silicon Valley. Haverá representantes da Adobe, Cisco, DoCoMo Ventures, Fujitsu, Honda, LG, Oracle, Salesforce, SanDisk, Sony, Citrix, Band of Angels, Hyundai Ventures, PayPal, AIG, Dell, SAP, Sales Force, First Focus- Learning Systems, Cogniance, TIBC, SVB, Sand Hill Angels, First Capital, Venrock, DFJ, Garage – Technology Ventures e Soft Ventures.

 

“Este é o caminho que, cada vez mais, queremos seguir: o posicionamento global das nossas startups e, de um modo mais abrangente, do ecossistema empreendedor português”, João Rafael Koehler(ANJE).

 

“Durante as cinco jornadas, as 60 melhores tecnológicas participarão num programa dedicado, que envolve sessões de pitch com ‘experts’ de Silicon Valley, uma mostra de tecnologia, encontros ‘B2B’ e ainda um ‘demo day’ com interacção directa com representantes corporativos”, avança um comunicado da da associação. “A ANJE orgulha-se por ter sido convidada para esta missão de seleccionar os melhores projectos portugueses, até porque este é o caminho que, cada vez mais, queremos seguir: o posicionamento global das nossas startups e, de um modo mais abrangente, do ecossistema empreendedor português (…) A coincidência do convite dirigido à ANJE com a estreia da representação lusa nesta iniciativa é, para nós, um sinal inequívoco dos primeiros frutos do trabalho já encetado”, afirma o presidente da ANJE, João Rafael Koehler.

Na visão do responsável, o TechMatch Global envolve “muito mais do que um simples acelerador ou uma ronda de capital”.  É um programa intensivo, estruturado e a participação no mesmo, “além de habilitar os empreendedores a um prémio significativo e a um investimento, será já um reconhecimento muito importante, um selo que promete abrir portas”, defende.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado