Alcatel-Lucent e Vodafone testam TWDM-PON

Com cerca de 446 milhões de utilizadores de rede móvel, a TWDM-PON vai ter um papel importante na estratégia do operador, diz o fabricante.

TWDM-PON

A Alcatel-Lucent e a Vodafone estão a realizar testes de campo à tecnologia de acesso de ultra banda-larga TWDM-PON. A operação surge no âmbito da preparação da rede do operador para lidar com a crescente procura de tráfego de dados e de acessos móveis, diz um comunicado.

O fabricante promete ao operador um desempenho de rede de alta velocidade de até 40 gigabits por segundo, isto é, 10Gbps por comprimento de onda sobre a infra-estrutura de fibra existente. Associada à largura de banda será possível oferecer serviços diversos aos utilizadores finais.

A nova tecnologia ajuda ainda a preparar o terreno para novos serviços residenciais e antecipa a capacidade exigida pelas empresas, diz o fabricante. Com cerca de 446 milhões de utilizadores de rede móvel, a TWDM-PON vai ter um papel importante na estratégia da Vodafone, diz a Alacte-Lucent, na gestão do aumento da banda larga necessária para suportar os clientes que migram para os serviços móveis 4G.

Os testes realizados  no laboratório da Vodafone em Vigo, Espanha, produziram resultados reconhecidos com positivos. A tecnologia TWDM-PON atingiu os 20Gbps a cada dois comprimentos de onda.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado