O fabricante estabeleceu uma parceria com a Universidade de Moi, para um projecto na área da educação.
A JP – inspiring knowledge (JP-IK) e a Universidade de Moi, no Quénia, assinaram um protocolo que dará origem a um projecto na área da educação no país, com base em TIC, avança um comunicado. A iniciativa visa a implantação de uma unidade industrial na própria instituição de ensino e tem início previsto para Novembro deste ano.
Representa um investimento inicial de 170 milhões de dólares, com a chancela dos ministérios quenianos da educação e TIC. Segundo o fabricante, o projecto é semelhante àqueles nos quais a empresa participa na Bolívia e na Venezuela, envolvendo incorporação de tecnologia nas suas escolas. O impacto esperado deverá atingir também a economia do país.
“Acreditamos verdadeiramente que este projecto colocará o Quénia na linha da frente da sociedade e da economia do conhecimento”, afirmou Richard Mibey, vice-reitor da Universidade de Moi. Parte fulcral do projecto será a construção de uma fábrica de montagem de equipamentos tecnológicos dentro da própria universidade, para a produção local de soluções destinadas à área da educação “a preços competitivos”, diz um comunicado.
A Universidade de Moi tem “fortes” ligações ao ensino e investigação nas áreas da engenharia, produção e ciências da informação, e procura reforçar, com o suporte da JP-IK, o seu papel de pólo de tecnologia e inovação no contexto queniano. “Estamos a investir no futuro do Quénia, com duas grandes áreas de impacto: a educação, ao introduzirmos as novas tecnologias no ecossistema educativo e na comunidade; e a economia, ao transferirmos competências e conhecimentos técnicos, criando novos postos de trabalho nos sectores da tecnologia e educação”, declarou William Samoei Ruto, vice-presidente do Quénia.
A JP-IK participará na implantação do projecto mas também no seu acompanhamento a longo prazo, em diferentes campos de actuação: desenho e gestão de projecto, produção industrial, suporte técnico, logística, serviços de desenvolvimento profissional, entre outros. Com a prestação de serviços de formação e consultoria, a transferência de conhecimento define o papel da JP-IK no projecto educativo do Quénia.
“É uma grande satisfação para a JP-IK poder trabalhar com parceiros como a Universidade de Moi, tão empenhados em promover no seu país uma economia sustentável com base no conhecimento”, declara João Paulo Sá Couto, presidente executivo do fabricante.