Oracle acrescenta 24 serviços à sua cloud

A empresa conta poder oferecer serviços mais baratos do que a concorrência

Larry-Ellison_CTO da OracleA Oracle apresentou na sua sede em São Francisco 24 novos serviços para a sua Cloud Platform and Infrastructure, abrangendo modelos de SaaS, PaaS e IaaS. “Vendemos 426 milhões de dólares em SaaS e em PaaS no último trimestre, um aumento de 200% face aos valores do trimestre anterior” afirma Larry Ellison chairman e CTO da empresa para contextualizar o lançamento.

Segundo o responsável, as vantagens tecnológicas da empresa vão permitir apresentar preços muito mais competitivos do que os concorrentes. “O nosso novo serviço Archive Storage é idêntico ao Amazon Glacier, mas custa apenas um décimo do seu valor”, argumenta.

Embora tenha estado discreta no mercado de cloud computing, a Oracle tem estado lentamente a preparar-se para ser um prestador de serviços em cloud computing, afirma Charles Eschinger, vice-presidente de pesquisa da Gartner. A empresa até teve um início precoce no segmento, dado que a sua plataforma Fusion, baseada em Java fornece uma maneira fácil de mover as aplicações para ambientes de cloud, assinala.

Ao longo dos últimos 18 meses, a empresa contratou um número de executivos “nativos da cloud” , explica Eschinger, referindo-se por exemplo a Shawn Price, que já trabalhou na SAP, e Peter Magnusson, que já esteve na Google e Snapchat. Recentemente, Ellison reconheceu o impacto negativo da cloud nos lucros da empresa no curto prazo, mas confirmou a aposta da empresa num negócio que em tempos desdenhou.

A Oracle diz que a Cloud Platform tem mais de 1800 clientes e ganhou 1.419 só no último trimestre.  Atualmente a Oracle Cloud serve 54 mil dispositivos e armazena mais de 700 petabytes em 19 centros de dados da localizados em várias partes do mundo.

Alguns dos novos serviços:

– Database Cloud – Exadata Service coloca todas as capacidades   da base de dados Exadata.

– Archive Storage Cloud Service oferece armazenamento para aplicações e volumes de trabalho que exigem armazenamento de longo prazo e  está preparado para lidar com grandes volumes de dados de acesso pouco frequente. Adicionalmente oferece um serviço para sistemas de armazenamento Oracle  on-premises, incluindo ZS Series, FS Series  e soluções Oracle StorageTek Tape.

– Big Data Cloud Service e Big Data SQL Cloud Service oferecem uma plataforma para gerir diferentes volumes de trabalho nas bases de dados Hadoop e NoSQL. Conjugada com o novo Big Data SQL Cloud, a Oracle Big Data Cloud amplia a implantação Oracle em SQL, Hadoop e NoSQL.

– Integration Cloud Service traz funcionalidades como a integração pre-definida e recomendações de melhores práticas para se conectar ao CRM, ao ERP e a outras aplicações SaaS y on-premises.

– Mobile Cloud Service, como um “Mobile Back-End as a Service” (MBaaS) de nova geração, a Oracle Mobile Cloud permite aos programadores desenvolverem e disponibilizarem apps, com uma infra-estrutura empresarial de backend mais robusta.

– Process Cloud Service dota os utilizadores empresariais com os recursos para a automatização digital das aplicações de processos, independentemente das TI, prescindindo do tarbçahos sobre código suporta a gestão do ciclo de vida dos seus processos de negócio e adquiram um maior conhecimento sobre o estado dos processos e os SLA.

*Com comunicado de imprensa




Deixe um comentário

O seu email não será publicado