Vários cenários estão na base de necessidades laborais e deverão resultar na individualização de diversas profissões, como a de desenhador de experiências de cliente.
A CIOnet identificou as competências que um profissional de TIC deverá ter para ser bem-sucedido num mercado cada vez mais competitivo. Num futuro próximo, surgirão profissões que vão transformar algumas das necessidades actuais em oportunidades profissionais, diz um comunicado da rede.
Incidirão nos seguintes desafios:
‒ integração sensorial: à medida que máquinas/ sistemas aumentam a sua capacidade de processar informação e de se integrar com humanos, surge uma profissão multidisciplinar de especialista de desenvolvimento de interfaces humanos-máquina;
‒ inteligência social: A proliferação de redes e sistemas baseados em comunidades irá gerar grandes discrepâncias de conhecimento e adaptabilidade a novas realidades, dando espaço ao analista social.
‒ competências de multiculturalidade: com a globalização, a proximidade dos mercados, dos povos e das culturas, surgem comunidades de interesses profissionais, sociais e culturais, apoiadas pela função do gestor de comunidades;
‒ transdisciplinaridade: com a integração de áreas complementares surgem novos especialistas transdisciplinares como os nano-biólogos e bio-tecnólogos;
‒ mentalidade voltada para o ‘design’: com o desenvolvimento da economia de experiências e o crescimento de uma cultura de ‘design thinking’, surgirão desenhadores de ambientes e de experiências de cliente;
‒ competências informacionais: a gestão e a investigação de grandes quantidades de dados deverão criar uma nova profissão informacional, a do investigador para ‘Big Data’, com aplicações na saúde, na justiça e na educação;