Serviços públicos mais interactivos

Governo lançou o Mapa do Cidadão, para PCs e dispositivos móveis.

mapa cidadao

O Governo lançou esta segunda-feira o Mapa do Cidadão, uma plataforma online também disponível para smartphones e tablets (nas plataformas iOS, Android e Windows Phone) e que fornece informação sobre a localização e funcionamento dos serviços públicos.

O Mapa do Cidadão congrega informação de serviços como as “lojas e espaços do Cidadão, esquadras da PSP, serviços de finanças, tribunais e, em breve, de estabelecimentos de ensino” e de unidades de saúde.

Segundo um comunicado, “descarregando a aplicação para o telemóvel, o cidadão pode, por exemplo, saber qual o serviço mais próximo para fazer o Cartão do Cidadão, o contacto e o horário de funcionamento. Mais: pode, em tempo real, interagir com o sistema de atendimento usado nas Lojas do Cidadão e nos Espaços do Cidadão, de forma a saber quantas pessoas estão à espera, que senha está a ser chamada naquele instante e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida”. No entanto, esta opção só será possível a partir de Julho.

O Mapa do Cidadão, desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) por um custo de 50 mil euros, foi apresentado esta segunda-feira pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, salientando-se que “toda a informação relativa a locais de atendimento [está] disponível em formatos reutilizáveis no portal nacional de dados abertos“.

Segundo o Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Cardoso da Costa, a “aplicação não traz nenhuma informação que seja nova. Estamos é a agregar a informação, que já existe, e a disponibilizá-la”.

Segundo Poiares Maduro, “é a Administração Pública que tem de se organizar em função do cidadão e não o cidadão que tem de se organizar em função da forma como a Administração Pública está estruturada e existe”, salientando que a plataforma é uma ferramenta para uma Administração “mais digitalizada e mais próxima” do cidadão.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado